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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3814Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Faria, Andréa Alice da Cunha | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-20T14:14:16Z | - |
| dc.date.available | 2018-02-26 | - |
| dc.date.available | 2018-03-20T14:14:16Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3814 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa tomou como objeto o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), especialmente no que se refere à aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar enquanto estratégia de apoio ao desenvolvimento social. Destinou-se a estudar o funcionamento do programa no município de Mari, estado da Paraíba, a fim de identificar possibilidades e limitações da utilização de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, visando contribuir para que a medida, fundamentada pela Lei Federal n° 11.947/2009, seja adotada por outros municípios. Através de uma pesquisa de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com diferentes sujeitos sociais envolvidos no programa, bem como, visitas a produtores que fornecem os gêneros alimentícios à rede escolar municipal. As informações coletadas foram sistematizadas e agrupadas segundo as categorias de análise funcionamento, impactos e sugestões. Os resultados revelam a importância do processo de aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar na qualidade da alimentação oferecida pela rede municipal de educação, bem como, na renda das famílias envolvidas de forma direta e indireta no programa. Entretanto, evidenciam também resistências relacionadas às alterações na manipulação de gêneros in natura e, principalmente a um padrão de consumo baseado em produtos industrializados. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T14:14:16Z No. of bitstreams: 1 AACF26022018.pdf: 6534834 bytes, checksum: 82b553aaeabbe6f1fd56fb857ac81bf3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-20T14:14:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AACF26022018.pdf: 6534834 bytes, checksum: 82b553aaeabbe6f1fd56fb857ac81bf3 (MD5) Previous issue date: 2017-12-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
| dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
| dc.subject | Merenda escolar | pt_BR |
| dc.title | Merenda escolar, uma estratégia de apoio ao desenvolvimento local | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Tânia Maria César | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tomou como objeto o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), especialmente no que se refere à aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar enquanto estratégia de apoio ao desenvolvimento social. Destinou-se a estudar o funcionamento do programa no município de Mari, estado da Paraíba, a fim de identificar possibilidades e limitações da utilização de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, visando contribuir para que a medida, fundamentada pela Lei Federal n° 11.947/2009, seja adotada por outros municípios. Através de uma pesquisa de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com diferentes sujeitos sociais envolvidos no programa, bem como, visitas a produtores que fornecem os gêneros alimentícios à rede escolar municipal. As informações coletadas foram sistematizadas e agrupadas segundo as categorias de análise funcionamento, impactos e sugestões. Os resultados revelam a importância do processo de aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar na qualidade da alimentação oferecida pela rede municipal de educação, bem como, na renda das famílias envolvidas de forma direta e indireta no programa. Entretanto, evidenciam também resistências relacionadas às alterações na manipulação de gêneros in natura e, principalmente a um padrão de consumo baseado em produtos industrializados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AACF26022018.pdf | 6,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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