Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Rosicleia de Sá Pereira-
dc.date.accessioned2018-03-20T14:21:47Z-
dc.date.available2018-02-07-
dc.date.available2018-03-20T14:21:47Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3815-
dc.description.abstractThe present research intends to analyze how the process of inclusion of children with disabilities is happening in regular classrooms of a public school in João Pessoa/PB, having the specific objectives of on the role of pedagogical management in the process of building inclusive schools, identify the biggest difficulties teachers face in working with this inclusion, an compare how this process is taking place in the researched school with the recommendations of officials documents in this regard. The interest of the research emerged from situations experienced in work with school reinforcement, where sometimes we accompany students with disabilities, having a specific case of a student as a major motivator. Brennand and Rossi (20011), Dall‟Acqua and Vitaliano (2012), Foucault (2001), Gerhardt and Silveira (2009), Godoy (1995), Gomes and Terra (2013), Libâneo (2008), Mantoan (2005), Moehlecke (2009), Sánchez (2005), Veltrone and Mendes (2007) were the guiding authors of the study, besides the PPP of the studied school and of the following laws and official documents: School Census of Basic Education 2016 Statistical Notes/2017; Constitution of the Federative Republic of Brazil/1988; Declaration of Salamanca/1994; Decree no 6.949, of August 25, 2009; Joint Order No. 373/2002; Brazilian Inclusion Law: Law 13,146/2015; Law of Directives and Bases of Education: Law no 9.394/96; Law No. 13,005/2014; Law no. 13.035/2015; Resolution No. 4, of October 2, 2009 and Reference for teacher training/ 002. This is a qualitative approach, based on a field survey conducted at a public school in the neighborhood of Mangabeira, in João Pessoa/PB, and the analysis parts of a questionnaire answered by professionals from the researched school as director, pedagogical coordinator and three teachers with students with disabilities in their classrooms. The results showed that the process of inclusion of children with disabilities in regular classrooms in the remain school occurs as recommended by the laws that deal with the subject in our country, although there are still some difficulties that need to be worked to further improve this process, such as partnership with families and continuing education of education professionals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T14:21:46Z No. of bitstreams: 1 RSPF07022018.pdf: 828483 bytes, checksum: 446bd67970fed97705a31bfd3f3c957a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-20T14:21:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSPF07022018.pdf: 828483 bytes, checksum: 446bd67970fed97705a31bfd3f3c957a (MD5) Previous issue date: 2017-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCriança com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleInclusão social de crianças com deficiência nas salas de aula regulares de uma escola pública em João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Luciene Ferreira-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar a forma como o processo de inclusão de crianças com deficiência está acontecendo nas salas de aula regulares de uma escola pública de João Pessoa-PB e tem como objetivos específicos refletir sobre o papel da gestão pedagógica no processo de construção de escolas inclusivas, identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores para trabalhar com essa inclusão e comparar a forma como esse processo está ocorrendo na escola pesquisada com as recomendações de documentos oficiais a esse respeito. O interesse da pesquisa surgiu com situações vivenciadas no trabalho com reforço escolar, onde algumas vezes acompanhamos alunos com deficiências, tendo um caso específico de um aluno como maior motivador. Brennand e Rossi (2011), Dall‟Acqua e Vitaliano (2012), Foucault (2001), Gerhardt e Silveira (2009), Godoy (1995), Gomes e Terra (2013), Libâneo (2008), Mantoan (2005), Moehlecke (2009), Sánchez (2005) e Veltrone e Mendes (2007) foram os autores norteadores do estudo, além do PPP da escola pesquisada e das seguintes leis e documentos oficiais: Censo Escolar da Educação Básica 2016 Notas Estatísticas/2017; Constituição da República Federativa do Brasil/1988; Declaração de Salamanca/1994; Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009, Despacho conjunto no 373/2002; Lei Brasileira de Inclusão: Lei no 13.146/2015; Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei no 9.394/96; Lei n.o 13.005/2014; Lei n.o 13.035/2015; Resolução No 4, de 2 de outubro de 2009 e Referenciais para formação de professores/2002. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, baseado em uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública do bairro de Mangabeira, em João Pessoa-PB e a análise da mesma parte de um questionário respondido por profissionais da escola pesquisada, sendo eles a diretora, a coordenadora pedagógica e três professores com alunos com deficiências em suas salas de aula. Os resultados das análises permitiram constatar que o processo de inclusão de crianças com deficiências nas salas de aula regulares ocorre, na escola pesquisada, conforme recomendam as leis que tratam do assunto em nosso país, apesar de ainda existirem algumas dificuldades que precisam ser trabalhadas para melhorar ainda mais esse processo, como a parceria com as famílias e a formação continuada dos profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSPF07022018.pdf809,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.