Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVale, Marijane Lopes-
dc.date.accessioned2018-03-20T14:47:59Z-
dc.date.available2018-03-20-
dc.date.available2018-03-20T14:47:59Z-
dc.date.issued2017-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3817-
dc.description.abstractThe present work was dedicated to investigate the reading process in elementary school I, Therefore, this research had as general objective to analyze how the reading process has been developed in elementary school I, trying to understand how the reading process occurred and what measures should be taken to achieve it. In this sense, considering reading as an essential tool in the learning process, this research relied on some main theorists to better understand this process, among them: Solé (1998), Freire (1996), Lerner (2002) and, Ferreiro (1996) The present study is about a field research, in a qualitative, exploratory type approach, in which the instrument used for the information collection was a questionnaire composed of open questions, with the teachers of that school, dealing with as happens the reading process in the school in question, in order to analyze and better understand how reading happens in practice. The results showed that teachers have difficulties in developing a meaningful reading process, attributing these difficulties to students' lack of interest in reading habits.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T14:47:59Z No. of bitstreams: 1 MLV20032018.pdf: 392293 bytes, checksum: b625b08e7fa063bb172a14723755c260 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-20T14:47:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLV20032018.pdf: 392293 bytes, checksum: b625b08e7fa063bb172a14723755c260 (MD5) Previous issue date: 2017-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleO processo de leitura no ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Priscilla Leandro-
dc.description.resumoO presente trabalho se dedicou a investigar o processo de leitura no Ensino Fundamental I, Para tanto, a referida pesquisa teve como objetivo geral analisar como o processo de leitura vem sendo desenvolvido no ensino fundamental I, buscando entender como ocorreu o processo de leitura e que medidas devem ser tomadas para sua concretização. Nesse sentido, considerando a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos principais para entendermos melhor esse processo, entre eles: Solé (1998), Freire (1996), Lerner (2002) e Ferreiro (1996). O estudo que ora se apresenta trata-se de uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, do tipo exploratória, em que o instrumento utilizado para a coleta de informações foi um questionário composto por perguntas abertas, com os professores da referida escola, versando sobre como acontece o processo de leitura na escola em questão, a fim de analisar e compreender melhor como acontece a leitura na prática. Os resultados mostraram que os professores apresentam dificuldades em desenvolver um processo de leitura significativo, atribuindo essas dificuldades ao desinteresse dos alunos pelo hábito de ler.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLV20032018.pdf383,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.