Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Maria da Salete Vilar-
dc.date.accessioned2018-03-21T14:15:47Z-
dc.date.available2018-02-02-
dc.date.available2018-03-21T14:15:47Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3826-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze, from a case study of a child, factors that result from the necessity of follow up extra-school to children in the early years of Elementary School. With a specific goal to map the relationship between child and school; identify the conceptions of the Teacher of Portuguese Language about his process of teaching and learning; and characterize the paper of parents on follow what their children in learning. The authors guiding this work are: Bulgraen (2010), Sousa (2012), Lukesi (2011), Brasil (1997), Leite e Colello (2010), Moreira e Rocha (2013), Gerhardt e Silveira (2009), Pnaic (2016), Freire (1981),Morais e Brito (2009), Soares (2016), Souto at all (215), Dias at all (2015), Souza (2009), Moraes e Varela (2007). It is a work of qualitative approach based in a case. Analyze was made from structured interviews with children and their mothers, and a structured questionnaire to the teachers of Portuguese language to children. The analyses found out that teachers do not develop effective approaches to soften the difficulties of students and not demonstrate worry with the child’s difficulty; Also can be noticed parents of students help as they can, as directing them to do the school work, contracting review lessons, or worrying about the grades and the good of performance of their children. As a child, she seems to like the school, the teachers and their classmates very much, although to think school is small and with not many places to play. This work developed with the intent of try to understand the necessities of children with learning difficulties, especially to literacy and analyze what parents and school has done to help these children to overcome their difficulties. It is important to highlight the rule of the teacher, with the family’s help, of mediate situations that favors the development of children, what is not occurring in the investigated situation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-21T14:15:46Z No. of bitstreams: 1 MSVM02022018.pdf: 1111277 bytes, checksum: ac494e28e1e593f7a84787b251fae84b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-21T14:15:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSVM02022018.pdf: 1111277 bytes, checksum: ac494e28e1e593f7a84787b251fae84b (MD5) Previous issue date: 2017-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura - escritapt_BR
dc.titleFatores que resultam na necessidade de acompanhamento extra-escolar para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental - um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Elzanir dos-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar, partindo de um estudo de caso de uma criança, fatores que resultam na necessidade de acompanhamento extra-escolar, na leitura e escrita, para crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: mapear aspectos da relação que esta criança tem com a sua escola; identificar concepções e práticas de seu professor de Lingua Portuguesa acerca de seu processo de ensino e aprendizagem; e caracterizar o papel dos pais no acompanhamento da aprendizagem de seu filho. Os autores que nortearam este trabalho foram: Bulgraen (2010), Sousa (2012), Lukesi (2011), Brasil (1997), Leite e Colello (2010), Moreira e Rocha (2013), Gerhardt e Silveira (2009), PNAIC (2016), Freire (1981), Morais e Brito (2009), Soares (2016), Souto at all (215), Dias at all (2015), Souza (2009), Moraes e Varela (2007). Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, com base em um estudo de caso, que se fundamentou em entrevista estruturada realizadas junto à criança e sua mãe, e um questionário realizado com a professora de Língua Portuguesa da criança. As análises demonstraram que a professora não desenvolve ações efetivas para amenizar as dificuldades do aluno e nem demonstra preocupação com as dificuldades da criança. Também foi constatado que os pais do aluno ajudam como podem, seja cobrando que ele faça as tarefas, seja contratando aulas de reforço, seja preocupando-se com as notas para que seu filho tenha um bom desempenho. Quanto à criança, ela demonstra gostar muito da escola, dos professores e dos colegas, apesar de achar a escola pequena e com pouco espaço para brincar. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de buscar entender as necessidades de aulas de reforço de crianças com dificuldades de aprendizagem, especialmente no que diz respeito ao letramento, e analisar o que os pais e a escola tem feito para ajudar essas crianças a superarem as suas dificuldades. Vale destacar que o papel do professor, com a ajuda da família é, mediar situações que favoreçam o desenvolvimento das crianças. O que não está ocorrendo de forma a atender as necessidades da criança, sujeito deste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSVM02022018.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.