Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Maria Albani Viana do-
dc.date.accessioned2018-03-21T14:28:38Z-
dc.date.available2018-01-15-
dc.date.available2018-03-21T14:28:38Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3828-
dc.description.abstractLa indisciplina es uno de los problemas más frecuentes en los espacios escolares actualmente. Su elevada incidencia ha suscitado constantes inquietudes en la sociedad contemporánea, movilizando tanto a las familias como a las escuelas a buscar medios para lidiar con el problema en cuestión. En esta perspectiva, el referente estudio tiene como objetivo analizar las posibles prácticas pedagógicas utilizadas por los profesionales de educación de la Escuela Municipal Luiz Joaquim dos Santos, ubicada en el municipio de Cuité de Mamanguape-PB, con el fin de buscar formas de atenuar esta problemática. Se trata de una investigación bibliográfica sobre conceptos y cuestiones pertinentes a la enseñanza / aprendizaje, en un primer momento, y luego investigación de campo, realizada mediante la aplicación de un cuestionario semiestructurado con preguntas subjetivas que contribuyeron de forma significativa a la recolección de datos, en la intención de dar respuestas a los objetivos indicados. Los sujetos de la investigación fueron cuatro profesoras que integran el cuadro de servidores de la Escuela Municipal Luiz Joaquim dos Santos. Los profesionales involucrados en el estudio se dispusieron voluntariamente para esta investigación. Los resultados del trabajo demostraron que el fenómeno de la indisciplina genera graves consecuencias en el proceso de enseñanza / aprendizaje de los alumnos, resultando en daños directos la vida de los niños, los adolescentes y los profesionales de la educación. Se evidencia, por lo tanto, que hay una relación directa entre la indisciplina y la falta de desempeño en el aprendizaje, generando, por consiguiente, el fracaso de las prácticas educativas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-21T14:28:38Z No. of bitstreams: 1 MAVN15012018.pdf: 2696180 bytes, checksum: 5647b368b9999d4defd8b38e99af39ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-21T14:28:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAVN15012018.pdf: 2696180 bytes, checksum: 5647b368b9999d4defd8b38e99af39ad (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIndisciplina - sala de aulapt_BR
dc.subjectAluno - comportamentopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleIndisciplina escolar: um fenômeno comportamental e cognitivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Wilder Kleber Fernandes de-
dc.description.resumoA indisciplina é um dos problemas mais frequentes nos espaços escolares atualmente. Sua elevada incidência tem suscitado constantes inquietações na sociedade contemporânea, mobilizando tanto as famílias quanto as escolas a buscarem meios para lidar com o problema em questão. Nesta perspectiva, o referente estudo possui como objetivo analisar as possíveis práticas pedagógicas utilizadas pelos profissionais de educação da Escola Municipal Luiz Joaquim dos Santos, localizada no município de Cuité de Mamanguape-PB, no intuito de buscar formas de atenuar esta problemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos e questões pertinentes ao ensino/aprendizagem, num primeiro momento, e, em seguida, pesquisa de campo, realizada mediante aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas que contribuíram de forma significativa para coleta de dados, na intenção de dar respostas aos objetivos indicados. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras que integram o quadro de servidores da Escola Municipal Luiz Joaquim dos Santos. Os profissionais envolvidos no estudo dispuseram-se voluntariamente para esta investigação. Os resultados do trabalho demonstraram que o fenômeno da indisciplina gera graves consequências no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, resultando em danos diretos na vida das crianças, dos adolescentes e dos profissionais da educação. Evidencia-se, portanto, que há uma relação direta entre a indisciplina e a falta de desempenho na aprendizagem, gerando, por consequência, o insucesso das práticas educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAVN15012018.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.