Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Morais, Mairanny Augusto da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T14:40:02Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26 | - |
dc.date.available | 2018-03-21T14:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3829 | - |
dc.description.abstract | The present work deals with the importance of the lucid in the development of the child in the school environment, where they live daily, in search of knowledge. Education is a space of learning that seeks to favor the development of socio affective and intellectual abilities of the child. The present study aims to analyze the conceptions of teachers and students about playing in the teaching and learning processes, in the sense of identifying and describing the conception of playfulness that a group of teachers and students develops in classes of fundamental education. The methodology used was descriptive. Subsidizing the reflection about the importance of the work with the lucid, the use of play and toys in pedagogical activities and the importance of children's development. With the purpose that the lucid can be a powerful tool in fundamental education and that its importance is understood as being much more than a mere teaching strategy, a possibility to learn in a pleasant way, when allied to the daily education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-21T14:40:02Z No. of bitstreams: 1 MASM26012018.pdf: 603454 bytes, checksum: a076a435d1cad8fbc3053752f360717d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-21T14:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MASM26012018.pdf: 603454 bytes, checksum: a076a435d1cad8fbc3053752f360717d (MD5) Previous issue date: 2017-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.title | A infância das professoras e as professoras na infância | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alexandre, Walmyra Medeiros | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a importância do lúdico no desenvolvimento da criança no ambiente escolar, onde convivem diariamente, em busca de saberes. A educação se constitui em um espaço de aprendizagem que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades sócio afetivas e intelectuais da criança. O presente estudo tem como objetivo analisar concepções das professoras e alunos(a) sobre o brincar nos processos de ensino e aprendizagem, no sentido de identificar e descrever a concepção de ludicidade que um grupo das professoras e alunos desenvolve nas aulas de educação fundamental. A metodologia utilizada foi de caráter descritiva. Subsidiando a reflexão acerca da importância do trabalho com o lúdico, a utilização das brincadeiras e brinquedos nas atividades pedagógicas e a importância no desenvolvimento das crianças. Concluímos que o lúdico pode ser uma poderosa ferramenta na educação fundamental e que sua importância seja compreendida como sendo muito mais que uma mera estratégia de ensino, uma possibilidade de aprender de forma prazerosa, quando aliado ao cotidiano educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MASM26012018.pdf | 589,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.