Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Ana Cristina Correia de-
dc.date.accessioned2018-03-21T15:13:34Z-
dc.date.available2018-02-09-
dc.date.available2018-03-21T15:13:34Z-
dc.date.issued2018-02-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3831-
dc.description.abstractThe present work deals with the importance of language acquisition and the contributions of musicality in the teaching and learning process of children in the early years of Early Childhood Education. We aim to analyze and reflect on the use of different forms of language expressed by children in the various communication situations, also thinking about how a song contributes significantly in the process of language acquisition. Therefore, the work was carried out in a bibliographical research as well as classroom observations and questionnaires with the teachers of the pre-school of basic education of Campina Grande-PB, in order to investigate and the development of language in the Child education. In this perspective, we use Vygotsky (1998), Jean Piaget (1998) and the National Reference for Early Childhood Education (1998) as a theoretical contribution. Finally, it was found that knowledge is built by children through the social interactions they experience, mainly through the "imitation" of the world around them. In educational teaching, the teacher has a measurement function with the child, the process of language acquisition thus improving, as learning situations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-21T15:13:34Z No. of bitstreams: 1 ACCB09022018.pdf: 336064 bytes, checksum: ea3f9b1a54411373b50f3fbbeefeaf4b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-21T15:13:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACCB09022018.pdf: 336064 bytes, checksum: ea3f9b1a54411373b50f3fbbeefeaf4b (MD5) Previous issue date: 2018-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - músicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleContribuições da musicalização para o desenvolvimento da linguagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Jéssica Lôbo-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância da aquisição da linguagem e as contribuições da musicalidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças nas séries iniciais da Educação Infantil. Temos como objetivo, analisar e refletir acerca da utilização das diversas formas de linguagem expressadas pelas crianças nas diversas situações de comunicação, pensando também como/se a música contribui significativamente dentro do processo de aquisição da linguagem.Para tanto, este trabalho foi realizado fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica e também de observações em sala de aula e aplicação de questionários com os professores da pré-escola de uma escola de Educação Infantil de Campina Grande- PB, com o intuito de investigar como acontece o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. Nesta perspectiva, utilizamos como aporte teórico, principalmente, Vygotsky (1998), Jean Piaget (1998) e o Referencial Nacional para a Educação Infantil (1998). Por fim, constatou-se que o conhecimento é construído pelas crianças através das interações sociais que elas vivenciam, principalmente através da “imitação” do mundo que a cerca. No âmbito educacional, o professor tem a função de mediar junto à criança, o processo de aquisição da linguagem melhorando assim, significativamente as situações de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACCB09022018.pdf328,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.