Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tatiane Cléria da-
dc.date.accessioned2018-03-27T15:06:15Z-
dc.date.available2018-02-07-
dc.date.available2018-03-27T15:06:15Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3840-
dc.description.abstractThis research investigates cordel literature and its contribution to teaching, in order to be a culture that portrays a worldview and expresses personal and cultural knowledge. Hence its relation with reading in the classroom, with teaching in school. The main objective of this work is to analyze the relationship between cordel literature and reading. For the accomplishment of this study a bibliographical research in works of national authors was realized, with the intention to understand the importance of this literary genre. The sources for the study are composed of the works of Pinheiro (2001) and Freire (1981). It was used as an instrument of data collection a script choosing categories such as: reading, literacy, playfulness, teaching in the classroom. The results of the study show the importance of cordel literature and its scope, since cordel presents the culture of a people and teaching can not be far from that culture. The cordel genre in the classroom, besides being dynamic, can contribute to the learner's learning process, as it gives the learner a social and critical understanding of the learner. It also highlights the importance of reading in the student's literacy process from the reality presented in the cords.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-27T15:06:15Z No. of bitstreams: 1 TCS07022018.pdf: 448332 bytes, checksum: 2c197cf9f5958b40240771849a829210 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-27T15:06:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCS07022018.pdf: 448332 bytes, checksum: 2c197cf9f5958b40240771849a829210 (MD5) Previous issue date: 2017-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleLiteratura de cordel e a relação com a leitura: contribuições para o processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Ielba Valeska de Farias-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a literatura de cordel e a sua contribuição para o ensino, tendo como principal objetivo analisar a relação entre a literatura de cordel e a leitura. Em vista ser uma cultura que retrata uma visão de mundo e expressa conhecimento pessoal e cultural. Daí a sua relação com a leitura em sala de aula, com o ensino na escola. Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de autores nacionais, com o intuito de compreender a importância desse gênero literário. As fontes para o estudo compõem-se das obras de Pinheiro (2001) e Freire (1981). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro elegendo categorias como: leitura, letramento, ludicidade, ensino em sala de aula. Os resultados do estudo mostram a importância da literatura do cordel e sua abrangência, uma vez que o cordel apresenta a cultura de um povo e o ensino não pode ficar distante dessa cultura. O gênero cordel em sala de aula além de ser dinâmico, pode contribuir no processo de aprendizagem do aluno, pois ele concede a chance de um entendimento social e crítico do educando. Destaca também a importância do ato de ler no processo de letramento do aluno a partir da sua realidade apresentada nos cordéis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCS07022018.pdf437,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.