Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Taciane Cavalcanti da Silva Cunha-
dc.date.accessioned2018-03-27T15:17:44Z-
dc.date.available2018-02-09-
dc.date.available2018-03-27T15:17:44Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3841-
dc.description.abstractIn the context of the invasion of the new information and communication technologies in the classroom, we find the teacher wondering about the scope of the new educational resources and how to position themselves onto that. Most see themselves in the situation of deciding or prohibiting the cell phone, which could turn out to be a technological educational tool, punishing the student and keeping his class in a traditional way and without much absorption of knowledge by the student; The purpose of this study was to verify the use of mobile technology, specifically in the classroom, in the pedagogical perspective of teachers as an auxiliary resource in the teaching / learning process. The research was carried out with ten elementary school teachers of a school in the city of Campina Grande, Paraíba, the research counts on the support given by the authors Kensky, Gonnet, Moran and others. After the analysis of the questionnaire responses, I verified the non-security, autonomy and knowledge of some teachers regarding the use of this device in the classroom and also noticed that this situation is in transition phase when we observe that some teachers already use it in the classroom and believe in the applicability and connectivity of this resource beyond the walls of the school and that this resource is clearly a facilitator of learning, making education collaborative, thought-provoking and meaningful.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-27T15:17:44Z No. of bitstreams: 1 TCSCO09022018.pdf: 197294 bytes, checksum: a419e94dce5683e361c9d37d05205e46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-27T15:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCSCO09022018.pdf: 197294 bytes, checksum: a419e94dce5683e361c9d37d05205e46 (MD5) Previous issue date: 2017-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSala de aula celularpt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleO uso do celular na sala de aula: o que pensa os docentes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Luciene Ferreira de-
dc.description.resumoNo contexto da invasão das novas tecnologias da informação e comunicação na sala de aula encontra-se o docente no exercício reflexivo do pensar sobre o alcance desses novos recursos educacionais e como se posicionar. A maioria se vê na situação de decidir, ou proibir o celular, que poderia vir a ser uma ferramenta educacional tecnológica, punindo o aluno e mantendo sua aula de forma tradicional e sem muita absorção de conhecimento por parte do aluno; ou transformar o celular num instrumento educacional tecnológico atrativo, significativo para fim de melhoria na qualidade do aprendizado dos alunos. Esse estudo teve como objetivo verificar o uso da tecnologia móvel, especificamente do celular, em sala de aula, na perspectiva pedagógica dos docentes como recurso auxiliar no processo ensino/aprendizagem. A pesquisa foi realizada com dez docentes do ensino fundamental I de uma escola na cidade de Campina Grande, Paraíba, e conta com o suporte dado pelos autores Kensky, Gonnet, Moran entre outros. Pós análise das respostas do questionário, verificou-se a não segurança, autonomia e conhecimento de alguns docentes quanto ao uso desse aparelho em sala de aula e também percebeu-se que essa situação está em fase de transição quando observamos que alguns docentes já usam o celular na sala de aula e acreditam na aplicabilidade e conectividade deste recurso além dos muros da escola e que este recurso, nitidamente é um facilitador da aprendizagem, tornando a educação colaborativa, instigante e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCSCO09022018.pdf192,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.