Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3841Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Taciane Cavalcanti da Silva Cunha | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-27T15:17:44Z | - |
| dc.date.available | 2018-02-09 | - |
| dc.date.available | 2018-03-27T15:17:44Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3841 | - |
| dc.description.abstract | In the context of the invasion of the new information and communication technologies in the classroom, we find the teacher wondering about the scope of the new educational resources and how to position themselves onto that. Most see themselves in the situation of deciding or prohibiting the cell phone, which could turn out to be a technological educational tool, punishing the student and keeping his class in a traditional way and without much absorption of knowledge by the student; The purpose of this study was to verify the use of mobile technology, specifically in the classroom, in the pedagogical perspective of teachers as an auxiliary resource in the teaching / learning process. The research was carried out with ten elementary school teachers of a school in the city of Campina Grande, Paraíba, the research counts on the support given by the authors Kensky, Gonnet, Moran and others. After the analysis of the questionnaire responses, I verified the non-security, autonomy and knowledge of some teachers regarding the use of this device in the classroom and also noticed that this situation is in transition phase when we observe that some teachers already use it in the classroom and believe in the applicability and connectivity of this resource beyond the walls of the school and that this resource is clearly a facilitator of learning, making education collaborative, thought-provoking and meaningful. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-27T15:17:44Z No. of bitstreams: 1 TCSCO09022018.pdf: 197294 bytes, checksum: a419e94dce5683e361c9d37d05205e46 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-27T15:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCSCO09022018.pdf: 197294 bytes, checksum: a419e94dce5683e361c9d37d05205e46 (MD5) Previous issue date: 2017-12-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula celular | pt_BR |
| dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
| dc.title | O uso do celular na sala de aula: o que pensa os docentes do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Maria Luciene Ferreira de | - |
| dc.description.resumo | No contexto da invasão das novas tecnologias da informação e comunicação na sala de aula encontra-se o docente no exercício reflexivo do pensar sobre o alcance desses novos recursos educacionais e como se posicionar. A maioria se vê na situação de decidir, ou proibir o celular, que poderia vir a ser uma ferramenta educacional tecnológica, punindo o aluno e mantendo sua aula de forma tradicional e sem muita absorção de conhecimento por parte do aluno; ou transformar o celular num instrumento educacional tecnológico atrativo, significativo para fim de melhoria na qualidade do aprendizado dos alunos. Esse estudo teve como objetivo verificar o uso da tecnologia móvel, especificamente do celular, em sala de aula, na perspectiva pedagógica dos docentes como recurso auxiliar no processo ensino/aprendizagem. A pesquisa foi realizada com dez docentes do ensino fundamental I de uma escola na cidade de Campina Grande, Paraíba, e conta com o suporte dado pelos autores Kensky, Gonnet, Moran entre outros. Pós análise das respostas do questionário, verificou-se a não segurança, autonomia e conhecimento de alguns docentes quanto ao uso desse aparelho em sala de aula e também percebeu-se que essa situação está em fase de transição quando observamos que alguns docentes já usam o celular na sala de aula e acreditam na aplicabilidade e conectividade deste recurso além dos muros da escola e que este recurso, nitidamente é um facilitador da aprendizagem, tornando a educação colaborativa, instigante e significativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCSCO09022018.pdf | 192,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
