Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3845
Tipo: TCC
Título: Vila Python: um jogo RPG para auxiliar a aprendizagem de programação com uso da linguagem Python
Autor(es): Oliveira, Wênnio Kelson Francisco de
Primeiro Orientador: Araújo, Ana Liz Souto Oliveira de
Resumo: Observa-se que um número elevado de alunos sente dificuldades quando se deparam com as disciplinas de programação, especialmente nos primeiros períodos do curso de computação, uma vez que, ao passo que os discentes aprendem a programar, desenvolvem uma nova forma de pensar. Muitos se sentem desmotivados e se reconhecem desestimulados para estudar além da sala de aula. Assim, este trabalho propôs como meta a construção de um jogo, do tipo RPG (role-playing game), permitindo aos jogadores uma prática lúdica que reforça o aprendizado dos conceitos introdutórios de programação em Python, objetivando que estes exercitem, de forma gradativa, seus conhecimentos em programação. A teoria de aprendizagem que norteou a construção deste jogo educacional foi a construtivista. O jogo foi dividido em duas etapas e um desafio final. Ao longo das etapas foram distribuídos desafios em níveis crescentes de dificuldade. O jogo desenvolvido foi avaliado por dois modelos complementares, que aferiram os aspectos da motivação, bem como os técnicos e pedagógicos.
Abstract: It is recognized a large number of students who have difficulty in programming, especially in first course period, since program will require reason. Many are discouraged with classes and study at home. This work proposes a role-playing game (RPG) that it addresses introductory programming in Python. The goal is students exercises hierarchically programming skills. This game is divided into two stages and a final challenge. The challenges are distributed along the stages in increasing level of difficulty. The constructivist theory guided the develop of this game. The game was evaluated by two complementary models that assessed aspects of motivation as well as the technical and pedagogical.
Palavras-chave: Ensino de programação
Objeto de aprendizagem
Tecnologia educacional
Jogos educativos
Role-playing game
Programming education
Learning object
Educational technology
Educational games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3845
Data do documento: 9-Mar-2015
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WKFO30032015.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons