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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3854| Tipo: | TCC |
| Título: | As políticas curriculares no Brasil: trajetória da década de 1990 |
| Autor(es): | Santos, Miriam Espindula dos |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Maria Zuleide da Costa |
| Resumo: | Este trabalho versa sobre a trajetória das políticas educacionais e curriculares no Brasil, com o objetivo de mapear o trajeto histórico das políticas de currículo da década de 1990. Nesse estudo, de caráter documental, o documento é compreendido como elemento permeado de discursividade e sistemático, no qual o Estado expressa a forma como concebe e organiza a educação do país. As análises, aqui apresentadas, foram realizadas tendo como fonte os seguintes documentos: Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Jomtien- 1990), Declaração de Nova Delhi (1993), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96), Plano Decenal de Educação Para Todos (1993-2003), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Vol. 1- 1a a 4a série. As políticas curriculares do período em estudo apresentam uma sintonia com as conferências internacionais, das quais o Brasil tornou-se signatário, como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos e a Declaração de Nova Delhi. Com vista a uma organização global próspera, haveria a imposição de uma reestruturação profunda para que o país pudesse se alinhar, como ressalta a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, reestruturação esta que introduz a lógica de mercado na educação. Tal assertiva pode ser inferida claramente nos documentos analisados. A educação, a partir de então, é sistematizada com a finalidade de auxiliar o desenvolvimento econômico, mas sem desconsiderar sua função social. Nessa perspectiva, temos a construção do currículo nacional pautado sob os seguintes aspectos: revestir a educação com uma nova roupagem, adequando-a para a formação de um determinado perfil de sujeito, embora esse ideal não tenha de fato se efetivado no chão da escola; investir na formação fundamentada na capacitação, flexibilidade e cidadania, ou seja, desenvolver no alunado as habilidades e competências para atuar num mundo em mudanças paradigmáticas e tecnológicas. Dessa forma o currículo, pensado a partir dos anos 90, traz no seu âmago o atendimento às necessidades das áreas econômica, social e cultural. |
| Abstract: | This monograph focuses on educational and curriculum policies history in Brazil aiming to map the historic path of curriculum policy along 1990 decade. This monograph is a documental research where the document is understood as a systematical element discursively permeated and in which the state expresses how education is conceived and organized in a country. In this work we analyzed the following documents: World Declaration on Education for All (Jomtien, 1990), New Delhi Declaration (1993), Brazilian Basis and Guidelines for Education (Law 9.394/96 - Brazil), Decanal “Education for All” Plan (1993-2003), Brazilian Education Curriculum Parameters (for Basic Education). Curricular policies under the period studied show a link with the international conferences of which Brazil became signatory as the World Declaration on Education for All and the New Delhi Declaration. Aiming a thriving global organization, was necessary the imposition of a deep restructuration in education so that the country could be aligned, as stressed by the World Declaration on Education for All. This restructuring introduced market logic in education and it can be inferred clearly in the documents analyzed. Education, thereafter, is systematized in order to assist the economic development considering its social function. In this perspective, was built the education national curriculum guided under the following aspects: give to education a new guise, adapting it to the formation of a certain profile of the subject, although this ideal has not in fact be effected in real; invest in education based on training, flexibility and citizenship, i.e., develop with the students the skills and expertise to work in a technological and paradigmatic changing world. Thus the curriculum, designed from the 90ies, brings in its core meeting the needs of the economy, society and cultural practices. |
| Palavras-chave: | Educação Currículo Políticas curriculares |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3854 |
| Data do documento: | 2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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