Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Karla Caroline dos Santos-
dc.date.accessioned2018-03-28T12:05:24Z-
dc.date.available2013-09-10-
dc.date.available2018-03-28T12:05:24Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3855-
dc.description.abstractThis study presents a rather new alternative to the work of pedagogue in handicapped education to the point of being considered a pedagogical strategy which facilitates the learning of handicapped children. This study has the objective of verifying existence of pedagogical benefits in the lives of handicapped children when an animal is involved in their treatment and through literature research and interviews, identify and expose qualitatively and descriptively what these benefits are. Other people ́s positive experiences on this theme will also be presented, through testimonies and reports. The Animal-Assisted Therapy (AAT), present features and proven results that will be appreciated by children, their families and educators. Researches show that when handicapped children start AAT, they have more concentration, more attention, are they become more sociable and less aggressive. During the interviews, it was discovered that the presence of a pedagogue in multidisciplinary therapy team is essential because the child would be involved in a learning process all the time. It would be necessary there were an interaction between the child school and AAT, in which all the possibilities and limits of the handicapped child might be explored, resulting into true and meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-28T12:05:24Z No. of bitstreams: 1 KCSS10092013.pdf: 426134 bytes, checksum: d45eb9821ee0d63e568bfcb0c9f91958 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T12:05:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KCSS10092013.pdf: 426134 bytes, checksum: d45eb9821ee0d63e568bfcb0c9f91958 (MD5) Previous issue date: 2013-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEquoterapiapt_BR
dc.subjectCinoterapiapt_BR
dc.titleBenefícios da introdução de animais na vida escolar de crianças com deficiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Camarotti, Maria de Fátima-
dc.description.resumoEsse estudo apresenta uma nova alternativa para o trabalho dos pedagogos na Educação Especial, passando a ser considerada uma estratégia pedagógica que facilita a aprendizagem das crianças com deficiência. O presente trabalho tem por objetivos verificar a existência de benefícios pedagógicos na vida de crianças com deficiência, a partir da introdução de animais em seu tratamento e através de pesquisa bibliográfica e de entrevistas realizadas identificar e expor qualitativamente e descritivamente quais são esses benefícios. Também serão apresentadas, através de depoimentos e relatos, as experiências positivas vividas por pessoas que trabalham com essa temática. As Terapias Assistidas com Animais (TAA) apresentam características e resultados comprovados que serão apreciados por crianças, familiares e por pedagogos. As pesquisas mostram que as crianças com deficiência quando iniciam a TAA passam a ter mais concentração, mais atenção, ficam mais sociáveis e menos agressivas. Já nas entrevistas foi constatado que a presença do pedagogo na equipe multidisciplinar que aplica a terapia é essencial, pois a todo tempo é trabalhada a aprendizagem do usuário. Seria necessário que houvesse uma interação entre escola e a TAA em que todas as possibilidades e limites da criança com deficiência fosse explorado, acontecendo assim uma aprendizagem verdadeira e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KCSS10092013.pdf416,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.