Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Jayanne Santos-
dc.date.accessioned2018-03-28T14:30:48Z-
dc.date.available2013-10-17-
dc.date.available2018-03-28T14:30:48Z-
dc.date.issued2013-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3864-
dc.description.abstractEl afecto es un factor indispensable y colaborador en el proceso de desarrollo cognitivo del individuo. Por lo tanto, la dimensión afectiva es importante en la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes. La preocupación es identificar cómo la afectividad ofrece una buena relación entre el educador y el alumno en la construcción de conocimiento en forma de Jóvenes y Adultos (EJA). El objetivo de este estudio es insertado con el fin de entender la importante contribución de la afectividad en la relación profesor-alumno y la adquisición de conocimientos en la EJA. La metodología de la investigación es cualitativa y de carácter exploratorio, utilizando las técnicas de observación, cuestionario y entrevista. Destaca por ser un marco teórico, Freire (1996), Leite (2012); Luck; Carneiro (1985). El análisis de datos se presenta como importante para los estudiantes y profesores de la EJA afecto para el proceso del conocimiento. Nos damos cuenta de que la importancia y la contribución de la dimensión afectiva en esta relación es esencial para el proceso cognitivo de la educación, lo que contribuye a la permanencia y el mismo interés por los estudios.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-28T14:30:48Z No. of bitstreams: 1 JSB17102013.pdf: 561439 bytes, checksum: eb84f593a13134681a3244a6af947fa7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T14:30:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSB17102013.pdf: 561439 bytes, checksum: eb84f593a13134681a3244a6af947fa7 (MD5) Previous issue date: 2013-09-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: a importância e a contribuição da afetividade na relação professor-alunopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Laura Maria de Farias-
dc.description.resumoA afetividade é um fator indispensável e colaborador no processo de desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Portanto, a dimensão afetiva é relevante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A preocupação é identificar como a afetividade proporciona um bom relacionamento entre o educador e o educando na construção do conhecimento na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo deste estudo está inserido na perspectiva de compreender a importante contribuição da afetividade na relação professor-aluno e a aquisição de saberes na EJA. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, utilizando-se as técnicas de observação, questionário e entrevista. Destaca-se como referencial teórico Freire (1996), Leite (2012), Luck e Carneiro (1985). A análise dos dados apresentou como é significativa para os alunos e professores da EJA a afetividade para o processo do conhecimento. Percebemos que a importância e a contribuição da dimensão afetiva nessa relação é imprescindível para o processo cognitivo do educando, contribuindo para a permanência e o interesse do mesmo pelos estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSB17102013.pdf548,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.