Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bezerra, Jayanne Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T14:30:48Z | - |
dc.date.available | 2013-10-17 | - |
dc.date.available | 2018-03-28T14:30:48Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3864 | - |
dc.description.abstract | El afecto es un factor indispensable y colaborador en el proceso de desarrollo cognitivo del individuo. Por lo tanto, la dimensión afectiva es importante en la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes. La preocupación es identificar cómo la afectividad ofrece una buena relación entre el educador y el alumno en la construcción de conocimiento en forma de Jóvenes y Adultos (EJA). El objetivo de este estudio es insertado con el fin de entender la importante contribución de la afectividad en la relación profesor-alumno y la adquisición de conocimientos en la EJA. La metodología de la investigación es cualitativa y de carácter exploratorio, utilizando las técnicas de observación, cuestionario y entrevista. Destaca por ser un marco teórico, Freire (1996), Leite (2012); Luck; Carneiro (1985). El análisis de datos se presenta como importante para los estudiantes y profesores de la EJA afecto para el proceso del conocimiento. Nos damos cuenta de que la importancia y la contribución de la dimensión afectiva en esta relación es esencial para el proceso cognitivo de la educación, lo que contribuye a la permanencia y el mismo interés por los estudios. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-28T14:30:48Z No. of bitstreams: 1 JSB17102013.pdf: 561439 bytes, checksum: eb84f593a13134681a3244a6af947fa7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-28T14:30:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSB17102013.pdf: 561439 bytes, checksum: eb84f593a13134681a3244a6af947fa7 (MD5) Previous issue date: 2013-09-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: a importância e a contribuição da afetividade na relação professor-aluno | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Laura Maria de Farias | - |
dc.description.resumo | A afetividade é um fator indispensável e colaborador no processo de desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Portanto, a dimensão afetiva é relevante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A preocupação é identificar como a afetividade proporciona um bom relacionamento entre o educador e o educando na construção do conhecimento na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo deste estudo está inserido na perspectiva de compreender a importante contribuição da afetividade na relação professor-aluno e a aquisição de saberes na EJA. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, utilizando-se as técnicas de observação, questionário e entrevista. Destaca-se como referencial teórico Freire (1996), Leite (2012), Luck e Carneiro (1985). A análise dos dados apresentou como é significativa para os alunos e professores da EJA a afetividade para o processo do conhecimento. Percebemos que a importância e a contribuição da dimensão afetiva nessa relação é imprescindível para o processo cognitivo do educando, contribuindo para a permanência e o interesse do mesmo pelos estudos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSB17102013.pdf | 548,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.