Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Josivete Alves-
dc.creatorFeliciano, Kaline Emanuele da Costa-
dc.date.accessioned2018-03-28T14:52:04Z-
dc.date.available2013-10-07-
dc.date.available2018-03-28T14:52:04Z-
dc.date.issued2013-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3866-
dc.description.abstractThis work aims to relate how the inclusion process of deaf students has been happened in Santa Rita’s city. Based on MEC’s publications and current legislations that aim to guarantee of educational inclusion of these public in the regular school system, we show the Specialized Educational Attendant as decisive factor of realization of the right to deaf and the Bilingualism as the method more adequate to teach a deaf person. Therefore, we gathered and analyzed information that retract the precarious situation of the education offered to deaf students in Governor Flávio Ribeiro School, polo school in Santa Rita’s city, verifying that the school do not show neither structure nor minimum resource to educational inclusion of deaf people.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-28T14:52:04Z No. of bitstreams: 1 JAV07102013.pdf: 565427 bytes, checksum: 87e00312846303ade26fa11cdda1a33e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T14:52:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAV07102013.pdf: 565427 bytes, checksum: 87e00312846303ade26fa11cdda1a33e (MD5) Previous issue date: 2013-09-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleA inclusão de alunos surdos em Santa Rita: os desafios do processo educativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoEsse trabalho visa relatar como tem acontecido o processo de inclusão de alunos surdos no município de Santa Rita. Tomando por base publicações do MEC e legislações vigentes que visam à garantia da inclusão educacional desse público na rede regular de ensino, apresentamos o Atendimento Educacional Especializado como fator decisivo para efetivação do direito à educação dos surdos e o Bilinguismo como método mais adequado para o ensino da pessoa surda. Diante disso, coletamos e analisamos informações que retratam a situação precária da educação oferecida aos alunos surdos na Escola Governador Flávio Ribeiro, escola polo do município de Santa Rita, verificando que a escola não apresenta estrutura nem recursos mínimos para a inclusão educacional de surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAV07102013.pdf552,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.