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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Jackeline Mendonça de Lira-
dc.creatorGonçalves, Joani de Melo-
dc.creatorMarques, Sérgio Pessoa de Lima-
dc.date.accessioned2018-03-28T15:11:18Z-
dc.date.available2013-10-07-
dc.date.available2018-03-28T15:11:18Z-
dc.date.issued2013-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3867-
dc.description.abstractThe language is configured as the primary means of communication and interaction between people in different cultures, civilizations and social organizations. The family as a first socializing agent is responsible for the main contributions to the acquisition of sign language of deaf children, but the difficulties faced by families in learning LIBRAS, shows up as an obstacle to the provision of such persons in the family and in the middle social. The objective of this research was to investigate how the families of deaf children are contributing in the process of acquisition of sign language, for that were interviewed seven families of children students a school pole inclusion in João Pessoa city. The study is trimmed in socio interactionist theory of Vygotsky and Bakhtin to understand that is not the biological organism that explains how language development occurs, but the interference socio-historical and cultural experienced by the individual. To access the contents expressed in the speeches of the families, we opted for a qualitative research methodology, to understand that this is the most appropriate material to access a subjective nature. However, to profile families used the quantitative research. It was perceived that although these families show concern entering their children in inclusive school and have a positive outlook about their future, was not evident in this study that these families seek ways to provide favorable that sign language can be learned from the family since they are not inserted in the deaf community, resulting in delayed child's linguistic and hindering their development process and social interaction.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-28T15:11:18Z No. of bitstreams: 1 JMLF07102013.pdf: 900325 bytes, checksum: 6af6194abaffa0fdd0fbf01972819a05 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T15:11:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMLF07102013.pdf: 900325 bytes, checksum: 6af6194abaffa0fdd0fbf01972819a05 (MD5) Previous issue date: 2013-10-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSurdos - famíliapt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleFamília: contribuições no processo de aquisição da língua de sinais de crianças surdaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Deborah Cabral de-
dc.description.resumoA linguagem se configura como o principal meio de comunicação e interação entre as pessoas nas mais diferentes culturas, civilizações e organizações sociais. A família como primeiro agente socializador é o principal responsável por contribuições para aquisição da Língua de Sinais das crianças surdas, mas as dificuldades enfrentadas pelos familiares em aprender a LIBRAS, mostra-se como entrave para a comunicação dessas pessoas, tanto na família quanto no meio social. O objetivo desta pesquisa foi de investigar de que forma as famílias de crianças surdas estão contribuindo no seu processo de aquisição da Língua de Sinais, para isso foram entrevistadas sete famílias de crianças estudantes de uma escola pólo de inclusão, da rede municipal de ensino, da cidade de João Pessoa/PB. O estudo aparou-se na teoria sócio-interacionista de Vigotsky e Bakhtin por compreender que não é o organismo biológico que explica como ocorre o desenvolvimento da linguagem, mas sim as interferências sócio-históricas e culturais experimentadas pelo indivíduo. Para acessar os conteúdos expressos nas falas das famílias, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, por compreender ser esta a mais apropriada para acessar um material de natureza subjetiva. No entanto, para traçar o perfil das famílias utilizou-se a pesquisa quantitativa. Percebeu-se que apesar dessas famílias demonstrarem preocupação de inserir seus filhos numa escola inclusiva e terem perspectivas positivas do futuro deles, não ficou evidente nesse estudo que essas famílias buscam meios favoráveis para propiciar que a Língua de Sinais possa ser apreendida a partir do meio familiar, uma vez que não estão inseridas na comunidade surda, resultando no atraso linguístico da criança e dificultando seu processo de desenvolvimento e interação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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