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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Luan Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-04-09T11:18:53Z-
dc.date.available2017-11-28-
dc.date.available2018-04-09T11:18:53Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3917-
dc.description.abstract"The paper did not present a summary [...]"pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2018-04-09T11:18:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LFS28112017.pdf: 753684 bytes, checksum: afeb16f0377f56226e65057136dd0ee1 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectAmbiente Escolarpt_BR
dc.titleAtuação da Terapia Ocupacional no ambiente escolar brasileiro: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ana Carollyne Dantas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1856969773331378pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7190285887898877pt_BR
dc.description.resumoTerapia Ocupacional na educação surge através da educação especial, que se trata da inclusão educacional das pessoas com algum tipo de deficiência, assim como com a criação das “classes especiais” que eram direcionadas a uma parcela específica da população que apresentava alguma dificuldade ou limitação de aprendizado. O trabalho do terapeuta nessa realidade se caracterizou no seu princípio a partir das atividades de apoio aos educadores com uma ação voltada para o estudante com deficiência, através de procedimentos terapêuticos organizados sob os critérios de diagnósticos clínicos, avaliação de comportamento, dentre outros. A partir das reflexões sobre como a Terapia Ocupacional se firmou enquanto profissão importante e eficaz na inserção de crianças na educação inclusiva a partir do seu leque de intervenções surge a indagação “Quais ações realizadas pelos terapeutas ocupacionais no ambiente escolar atualmente?” E para responder esse questionamento foi realizada uma busca na base de dados das três revistas de Terapia Ocupacional brasileiras no mês de outubro do ano de 2017. Para a busca foram utilizados os seguintes descritores, em português, com cruzamentos: Terapia Ocupacional AND escolas, Terapia Ocupacional AND educação e Terapia Ocupacional AND ambiente escolar, sendo este último um termo livre. Selecionaram-se todos os artigos que apresentaram a temática da Terapia Ocupacional no ambiente escolar nos últimos 10 anos, garantindo a atualidade dos dados. Foram excluídas as revisões bibliográficas, os editoriais e artigos que não relatassem diretamente a intervenção da Terapia Ocupacional no ambiente escolar. Como resultado, podemos refletir que as intervenções da profissão são pontuais, porém de extrema importância, nos dando brechas para refletirmos sobre a caracterização do profissional de Terapia Ocupacional no âmbito escolar, fazendo-se importante pensar em novos meios de se fazer um bom profissional na área da educação, para além das questões de inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Terapia Ocupacional

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