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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3917
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Luan Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T11:18:53Z | - |
dc.date.available | 2017-11-28 | - |
dc.date.available | 2018-04-09T11:18:53Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3917 | - |
dc.description.abstract | "The paper did not present a summary [...]" | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Escolar | pt_BR |
dc.title | Atuação da Terapia Ocupacional no ambiente escolar brasileiro: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Ana Carollyne Dantas de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1856969773331378 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7190285887898877 | pt_BR |
dc.description.resumo | Terapia Ocupacional na educação surge através da educação especial, que se trata da inclusão educacional das pessoas com algum tipo de deficiência, assim como com a criação das “classes especiais” que eram direcionadas a uma parcela específica da população que apresentava alguma dificuldade ou limitação de aprendizado. O trabalho do terapeuta nessa realidade se caracterizou no seu princípio a partir das atividades de apoio aos educadores com uma ação voltada para o estudante com deficiência, através de procedimentos terapêuticos organizados sob os critérios de diagnósticos clínicos, avaliação de comportamento, dentre outros. A partir das reflexões sobre como a Terapia Ocupacional se firmou enquanto profissão importante e eficaz na inserção de crianças na educação inclusiva a partir do seu leque de intervenções surge a indagação “Quais ações realizadas pelos terapeutas ocupacionais no ambiente escolar atualmente?” E para responder esse questionamento foi realizada uma busca na base de dados das três revistas de Terapia Ocupacional brasileiras no mês de outubro do ano de 2017. Para a busca foram utilizados os seguintes descritores, em português, com cruzamentos: Terapia Ocupacional AND escolas, Terapia Ocupacional AND educação e Terapia Ocupacional AND ambiente escolar, sendo este último um termo livre. Selecionaram-se todos os artigos que apresentaram a temática da Terapia Ocupacional no ambiente escolar nos últimos 10 anos, garantindo a atualidade dos dados. Foram excluídas as revisões bibliográficas, os editoriais e artigos que não relatassem diretamente a intervenção da Terapia Ocupacional no ambiente escolar. Como resultado, podemos refletir que as intervenções da profissão são pontuais, porém de extrema importância, nos dando brechas para refletirmos sobre a caracterização do profissional de Terapia Ocupacional no âmbito escolar, fazendo-se importante pensar em novos meios de se fazer um bom profissional na área da educação, para além das questões de inclusão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Terapia Ocupacional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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