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metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão por competências no serviço público: um estudo sobre as práticas de RH em uma organização do setor público
metadata.dc.creator: Paula, Camila Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Samir Adamoglu de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de
metadata.dc.description.resumo: O cenário competitivo entre as empresas cresce em larga escala, obrigando as organizações do setor público a se adaptarem para permanecerem no mercado. É neste contexto que a Gestão por Competências ganha espaço, na medida em que se faz necessária a essa adaptação, sendo peça fundamental no âmbito estratégico. Portanto, este estudo tem como objetivo investigar de que forma as práticas de Gestão por Competências influenciam na qualidade de vida dos servidores de uma determinada organização do setor público, objetivando o aumento da produtividade em que está atrelada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa sob a estratégia de estudo de caso em que foram feitas entrevistas semiestruturadas com cinco funcionários de uma organização do setor público. Os resultados das entrevistas mostraram a necessidade de um desenvolvimento da área de Recursos Humanos da organização em questão, através da Gestão por Competências, visando a almejada melhoria da qualidade de vida no sentido de valorizar o capital humano, que hoje é visto como ponto estratégico empresarial.
Abstract: The competitive landscape among companies grows on a large scale, forcing public sector organizations to adapt to remain in the market. It is in this context that the Management by Competencies gains space, to the extent that it is necessary for this adaptation, being fundamental piece in the strategic scope. Therefore, this study aims to investigate how the practices of Management by Competencies influence the quality of life of the servers of a particular public sector organization, aiming at increasing the productivity in which it is linked. For this, a qualitative research was carried out under a case study strategy in which semi-structured interviews were conducted with five employees of a public sector organization. The results of the interviews showed the need for a development of the Human Resources area of ​​the organization in question, through Management by Competencies, aiming at the desired improvement of the quality of life in order to value human capital, which today is seen as a strategic business point .
Keywords: Recursos humanos
Gestão por competências
Gestão de pessoas
Administração pública
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3957
Issue Date: 2-Jun-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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