Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3973
metadata.dc.type: TCC
Title: Indicadores de sustentabilidade ambiental: uma análise do cálculo da Pegada Ecológica dos alunos e professores do curso de Ecologia da UFPB Campus IV Rio Tinto-PB
metadata.dc.creator: Barros, Caroline Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Joel S. dos
metadata.dc.description.resumo: A ação do homem sobre o meio ambiente tem uma situação de completa alteração dos sistemas ambientais resultando em problemas sociais e econômicos com efeitos diversos sobre a qualidade de vida da população. Diante deste quadro surgiram os indicadores ambientais com a finalidade de verificar o grau da degradação ambiental deixada por uma determinada população. O termo indicador vem do latim (indicare) que significa mostrar, apontar, descobrir e anunciar. Dentre os vários indicadores ambientais, a Pegada Ecológica, se destaca por tratar por tratar ser um indicador tem a capacidade de verificar com uma dada população através do seu estilo de vida contribui para a degradação dos recursos naturais. Sendo assim, é diante desse contexto que esse trabalho se apresenta com objetivo principal de se calcular a Pegada Ecológica de alunos e professores do curso de Ecologia do Campus IV da UFPB. Para realização da pesquisa, inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico a respeito da temática em questão seguido de uma visita técnica para a aplicação de questionário. Para calcular a Pegada Ecológica foi utilizado um questionário específico estruturado em temas diversos a respeito do estilo de vida de cada entrevistado. O questionário foi aplicado em uma turma do P3 do curso de Ecologia (10 alunos) e junto aos professores do curso (10 professores). Em seguida os dados obtidos foram tabulados e analisados à luz da referência bibliográfica apresentada no trabalho. A pesquisa comprova que quanto maior o nível consumo e renda dos entrevistados maior será o tamanho da sua Pegada Ecológica e do impacto ambiental sobre os recursos naturais. Dessa forma, o corpo docente do curso apresentou uma Pegada Ecológica maior do que a dos alunos entrevistados. Além disso, a pesquisa aponta que a Pegada Ecológica dos professores e alunos entrevistados, está acima da média da Pegada Ecológica Brasileira. Isso aponta que o paradigma do desenvolvimento e a busca incessante pelo consumo gera uma série de resíduos e impactos ambientais sobre os diversos sistemas ambientais.
Abstract: The action of man on the environment has a status complete change of environmental systems resulting in social and economic problems with various effects on the quality of life of the population. Against this picture emerged indicators environmental with the goal check the degree of environmental degradation left by a given population. The indicator comes from the Latin (Indicare) means show, point, discover and advertising. The various environmental indicators, the Ecological Footprint, stands out for treating untreated be an indicator has the ability check with a given population through their lifestyle contributes to the degradation of natural resources. Thus, is against this background that this work is presented with the main objective to calculate the Ecological Footprint Ecology course the students and teachers Campus IV UFPB. To conduct the survey, was initially made a literature review about the theme in question followed by a technical visit to the questionnaire. To calculate the Ecological Footprint was used a specific questionnaire structured themes many about the life of each interviewee style. The questionnaire was administered to a group of Ecology Course P3 (10 students) and together with the teachers of the course (10 teachers). Then the data were tabulated and analyzed in the light of the bibliographic reference presented in the work. The research shows that the higher the level of consumption and income greater interviewed will be the size of your Footprint Ecological and environmental impact on natural resources. Thus, the faculty of the course presented a Footprint greater than that of students interviewed. In addition, the research shows that the Ecological Footprint of teachers and students interviewed, is above the average of the Brazilian Ecological Footprint. This indicates that the development paradigm and the relentless pursuit of consumption generates a series of waste and environmental impacts on the various environmental systems.
Keywords: Indicadores Ambientais
Pegada Ecológica
Degradação Ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia e Meio Ambiente
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3973
Issue Date: 3-Apr-2015
Appears in Collections:TCC - Ecologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSB20042015.pdf904,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons