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metadata.dc.type: TCC
Title: Logística reversa: o caso de pós venda de uma distribuidora de iogurtes em João Pessoa/PB
metadata.dc.creator: Botêlho, Haylson
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, César Emanoel Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Geraldo Magela de
metadata.dc.description.resumo: A logística empresarial está cada vez mais evoluída e desenvolvida quando se trata de Tecnologia de Informação. Para isso são utilizados sistemas integrados de gestão, desenvolvidos para integrar, controlar e gerenciar a cadeia de suprimentos com o objetivo final de atender melhor o cliente. Logo, teve-se como objetivo central definir e mostrar as razões e as barreiras à logística reversa em um caso de pós venda de uma distribuidora de iogurtes em João Pessoa/PB, bem como a descrição geral deste sistema. Para tanto, lançou-se mão, como metodologia de alcance da proposta de investigação da análise via estudo de caso, tomando como base para fundamentar o achado de pesquisa, artigos encontrados em livros e nas plataformas Scielo e Google Acadêmico. Assim sendo, após a realização da coleta e tabulação dos dados, concluiu-se que, ratificando a literatura disponível, a logística reversa pode ser separada em dois tipos de produtos (pós-consumo e pósvenda) para tornar-se facilmente definido o fluxo que vai ser feito. Este sistema mostrou-se necessário, para o ambiente, no âmbito econômico e estratégico. De acordo com o questionário aplicado aos colaboradores do setor de logística da Distribuidora de iogurtes, ficou constatada a necessidade do uso da logística reversa como uma ferramenta para minimizar retornos, avarias e devoluções na Distribuidora de iogurtes, pois influencia diretamente na sua eficiência, garantindo assim maior satisfação entre clientes, empresa e fornecedores. Entre os principais dos motivos dos retornos, destacam-se: os motoristas não conseguem passar a tempo, problemas no veiculo, o cliente estava sem dinheiro para pagar e o cliente programou entrega para outro dia. Tendo como principais motivos de devoluções: Cliente não solicitou a mercadoria, divergência na solicitação do cliente, o cliente não teve condições de efetuar o pagamento e atraso no horário na entrega da mercadoria.
Abstract: Business logistics is increasingly evolved and developed when it comes to Information Technology. For this, integrated management systems are used, designed to integrate, control and manage the supply chain with the ultimate goal of better serving the customer. Therefore, the central objective was to define and show the reasons and barriers to reverse logistics in a post-sale case of a yogurt distributor in João Pessoa / PB, as well as the general description of this system. To do so, it was used as a methodology to reach the research proposal of the analysis through a case study, based on the founding of research, articles found in books and in the platforms Scielo and Google Scholar. Therefore, after the collection and tabulation of the data, it was concluded that, by ratifying the available literature, reverse logistics can be separated into two types of products (post-consumption and post-sale) to Flow that will be done. This system proved to be necessary for the environment in the economic and strategic spheres. According to the questionnaire applied to the employees of the logistics sector of the yogurt distributor, it was verified the need to use reverse logistics as a tool to minimize returns, breakdowns and returns at the Yogurt Distributor, as it directly influences their efficiency, thus ensuring Satisfaction among customers, companies and suppliers. Among the main reasons for the returns are: drivers can not pass the time, problems in the vehicle, the customer was out of money to pay and the customer scheduled delivery to another day. Having as main reasons for returns: Customer did not request the merchandise, divergence in the request of the customer, the customer was not able to make the payment and delay in the delivery of the goods.
Keywords: Logística reversa
Logística organizacional
Logística empresarial
Sistemas de distribuição de mercadorias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3985
Issue Date: 31-May-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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