Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Ana Paula Alves-
dc.date.accessioned2018-04-30T11:07:16Z-
dc.date.available2014-09-04-
dc.date.available2018-04-30T11:07:16Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4004-
dc.description.abstractEvaluation is an essential action of the educational process. Collaborator to the students diagnosis and teacher evaluation practice, the act of evaluating is found on the current practice of some limitations that prevents your resourcefulness to the transformation of the subject of the fifth school year for full citizenship. The problematic of this research is to identify in the authors proposals Luckesi (2011) and Hoffmann (1995) more consistent evaluation perspectives processes with the reality observed by the researcher in the fifth school year classes. The aim of this study was to theoretically analyze the proposals of the authors Luckesi (2011) and Hoffmann (1995), to trace a parallel to their definitions and find evaluation applicability possibilities of the proposed evaluation for the fifth school year classes. The research methodology is theoretical/qualitative and bibliographical, making correlation with the experience observed by the researcher in the field. Data analysis showed how it is possible make the evaluating practice within a mediator and diagnostic perspective defended by the studied authors. Is perceived that there are solutions to evaluating act changes that provides the citizenship construction of fifth year's student.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T11:07:16Z No. of bitstreams: 1 APAR04092014.pdf: 510907 bytes, checksum: cc24d65fdee9206f959d1f8a52b6e707 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T11:07:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APAR04092014.pdf: 510907 bytes, checksum: cc24d65fdee9206f959d1f8a52b6e707 (MD5) Previous issue date: 2014-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleA perspectiva do processo de avaliação da aprendizagem escolar proposta por Luckesi e Hoffmann: uma análise comparativa de aplicabilidade no 5o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Lenise Oliveira Lopes-
dc.description.resumoA avaliação é uma ação indispensável do processo educativo. Colaboradora para o diagnóstico dos educandos e da prática avaliativa do professor, o ato de avaliar encontra-se na prática atual sobre algumas limitações que impede sua desenvoltura a fim da transformação do sujeito do 5° ano do Ensino Fundamental escolar para sua plena cidadania. A problemática desta pesquisa é de identificar nas propostas dos autores Luckesi (2011) e Hoffmann (1995) perspectivaS de processos avaliativos mais condizentes com a realidade observada pela pesquisadora in lócus em turmas do 5° ano escolar. O objetivo deste estudo foi analisar teoricamente as propostas dos autores Luckesi (2011) e Hoffmann (1995), traçar um paralelo de suas definições sobre avaliação e encontrar possibilidades de aplicabilidade das propostas de avaliação para as turmas do 5° ano. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo- teórico e bibliográfico, fazendo correlação com a experiência observada pela pesquisadora em campo. A análise dos dados apresentou como é possível realizar a prática de avaliar numa perspectiva mediadora e diagnóstica como defende os autores estudados. Percebe-se que existem soluções para mudanças no ato de avaliar que proporciona a construção da cidadania do aluno de 5° ano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APAR04092014.pdf498,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.