Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rita de Cássia Pereira da-
dc.date.accessioned2018-04-30T12:14:40Z-
dc.date.available2013-10-18-
dc.date.available2018-04-30T12:14:40Z-
dc.date.issued2013-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4009-
dc.description.abstractThis paper discusses the formation of the educator pedagogy course and analyze the specificity of teacher education for the teaching in the Education of Youth and Adults (EJA). We chose to do a research of a qualitative nature, which had the locus a public school located in the city of João Pessoa. Our audience included 10 students and teacher in a room EJA in the second cycle. As an instrument of data collection, we developed a semi-structured questionnaire. There were several sources of documentary information about it, such as the Law of Guidelines and Bases (LDB) n. 9394/64, the CEB Opinion n. 11/2000 and CNE / CP n. 5/2005. As we turn to the theoretical Libâneo (2006), Ferreira (2010), Silva (2006), Tardif (2012) and Freire (1996) among others. From the list of data collected with the studies it was established that the practice educator has brought about an improvement in the quality of life of its students, who also recognize the work of educating these benefits. We also verified the need for teacher training experience during their practical experiences that will give grants to develop practical activities in everyday classroom, because only then school education for youth and adults are able to give to the public some sense.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T12:14:40Z No. of bitstreams: 1 RCPS18102013.pdf: 582132 bytes, checksum: 45c3c8348c25353f97139b69bbc0393c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T12:14:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCPS18102013.pdf: 582132 bytes, checksum: 45c3c8348c25353f97139b69bbc0393c (MD5) Previous issue date: 2013-09-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação do educadorpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.titleA especificidade da formação do educador para o ensino na EJApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre a formação do educador no curso de pedagogia e objetiva analisar a especificidade da formação do educador para o ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Optamos por fazer um trabalho de investigação de caráter qualitativo, que teve como lócus uma escola municipal, situada no município de João Pessoa-PB. Nosso público contemplou 10 educandos e a educadora numa sala de EJA no segundo Ciclo. Como instrumento de coleta de dados, elaboramos um questionário semi-estruturado. Várias foram as fontes de informações documentais sobre o assunto, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9394/64, do Parecer CEB n. 11/2000 e do Parecer CNE/CP n. 5/2005. Quanto a fundamentação teórica recorremos a Libâneo (2006), Ferreira (2010), Silva (2006), Tardif (2012) e Freire (1996) entre outros. A partir da relação dos dados coletados com os estudos realizados foi possível constatar que a prática da educadora tem possibilitado uma melhoria na qualidade de vida de seus educandos, que inclusive reconhecem no trabalho da educadora esses benefícios. Também verificamos a necessidade do educador vivenciar durante sua formação experiências práticas que lhe darão subsídios para desenvolver as atividades práticas no cotidiano da sala de aula, porque só assim o ensino escolar para jovens e adultos é capaz de dar a esse público algum sentido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCPS18102013.pdf568,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.