Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Roberya Viana de-
dc.date.accessioned2018-04-30T12:35:53Z-
dc.date.available2013-11-22-
dc.date.available2018-04-30T12:35:53Z-
dc.date.issued2013-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4010-
dc.description.abstractThis study aims to discuss the implementation of the artistic language as a facilitating tool for teaching youngsters and adults. The work was developed in stages where it was observed as early school teachers Silvana Oliveira Municipal Bridges (Cabedelo, PB), were using art as an aid for conducting lectures. In follow-up interviews and questionnaires were analyzed to show how this can be feasible and how it occurs. We know that the education of youth and adult needs specialized attention to both the art is presented as a possibility to contribute to the institutional development and training of individuals. The work took as basis the authors Freire (1984), Oliveira (2011), Santos and Barros (2010), among others. The text is divided as follows: introduction, we describe the methodological procedures of the study, and therefore present three chapters, ending with final remarks and references. The first chapter contains the discussion of knowledge through language arts, in the second chapter, emphasizes the art of teaching as a facilitator for Youth and Adults, in chapter three we finished with the data analysis. In the course demonstrated how art contributes to the development and construction of the formation of the individual and their identity. Revealing the art in its natural way as a tool to promote the creation of knowledge. Finally, we advocate the importance of language arts and their components promote education and contribute to the knowledge and training partner school Youth and Adults.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T12:35:53Z No. of bitstreams: 1 RVB22112013.pdf: 360301 bytes, checksum: eac806d34993873864f8403f777f4071 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T12:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RVB22112013.pdf: 360301 bytes, checksum: eac806d34993873864f8403f777f4071 (MD5) Previous issue date: 2013-09-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagem artísticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleA linguagem artística como instrumento de facilitação para o ensino de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Maria da Salete Barboza de-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo discutir a aplicação da linguagem artística como instrumento de facilitação para o ensino de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido por etapas onde foi observado de início como os professores da Escola Municipal Silvana Oliveira Pontes (Cabedelo,PB), estavam utilizando a arte como auxilio para a realização de aulas teóricas. Em seguimento foram analisadas entrevistas e questionários para mostrar como isso pode ser viável e o modo como ocorre. Sabemos que a educação de Jovens e Adultos necessita de uma atenção especializada para tanto a arte se apresenta como possibilidade de contribuir para o desenvolvimento institucional e para a formação dos indivíduos. O trabalho tomou como fundamento os autores Freire (1984), Oliveira (2011), Santos e Barros (2010),dentre outros. O texto está divido da seguinte forma: introdução, onde descrevemos os procedimentos metodológicos do estudo realizado, e, por conseguinte apresento três capítulos, finalizando com as considerações finais e as referências bibliográficas. No primeiro capitulo consta a discussão do conhecimento através da linguagem artística; no segundo capitulo, ressalta a arte como instrumento facilitador do ensino para Jovens e Adultos; no capitulo três finalizamos com a análise dos dados. No percurso demonstramos como a arte colabora para o desenvolvimento e a construção da formação do individuo e sua identidade. Revelando a arte em seu modo natural como instrumento de promover a constituição do saber. Enfim, defendemos a importância da linguagem artística e como os seus componentes promovem o ensino e contribuem para o conhecimento e a formação sócio escolar dos Jovens e Adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RVB22112013.pdf351,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.