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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Roberta Rodrigues-
dc.creatorSousa, Ruth Vicente de-
dc.date.accessioned2018-04-30T13:08:27Z-
dc.date.available2013-10-16-
dc.date.available2018-04-30T13:08:27Z-
dc.date.issued2013-09-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4011-
dc.description.abstractThis monograph aims to describe and analyze how the process has been occurring for the inclusion of deaf students in higher education, focusing on the main action implemented what is called Program Support to Students with Learning Disabilities, offered a deaf student in UFPB campus I. Therefore, initially, we did a literature search around a conceptual review on themes that supported the research, relating to legal, ESA, and specific aspects of deafness and the inclusion of empirical qualitative approach. To acquire data from reality, it was decided to use the interview as a research tool. We interviewed two teachers, an interpreter, two supporters and a deaf student, to which the program supports. Therefore, it is clear that the program has major contributions to ensure inclusion and promote accessibility for deaf students. But for this inclusion is effective and successfully committed, need to have proposed broader institutional level so that it can meet the demand for deaf UFPB and adapt the services offered to the needs and peculiarities of each student. However, one can not expect that only the Program of Support to Students with Learning Disabilities and Deaf students make meaningful inclusion happen. It is necessary that all members play their part and that other measures are taken in this direction and actions that constitute institutionalized.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T13:08:27Z No. of bitstreams: 1 RRF16102013.pdf: 421855 bytes, checksum: e9aa6788df05f52c58d6de36161013ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T13:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RRF16102013.pdf: 421855 bytes, checksum: e9aa6788df05f52c58d6de36161013ff (MD5) Previous issue date: 2013-09-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO processo de inclusão de estudantes surdos no ensino superior: uma análise do programa de apoio ao estudante com deficiência na UFPB (2010-2013)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem por objetivo descrever e analisar como vem ocorrendo o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino superior, tendo como foco a principal ação implementada que se denomina Programa de Apoio de Aprendizagem ao Aluno com Deficiência, oferecida a uma aluna surda na UFPB, campus I. Para tanto, inicialmente, fizemos uma pesquisa bibliográfica em torno de uma revisão conceitual acerca de temas que subsidiaram a pesquisa, relativos aos marcos legais, AEE, aspectos e especificidades da surdez e inclusão de forma empírica com abordagem qualitativa. Para aquisição de dados da realidade, optou-se por utilizar a entrevista como instrumento de pesquisa. Foram entrevistados dois professores, um intérprete, dois apoiadores e uma aluna surda, à qual o programa dá apoio. Portanto, é notório que o programa traz grandes contribuições para assegurar a inclusão e favorecer a acessibilidade de alunos surdos. Mas, para que esta inclusão seja eficaz e efetivada com sucesso, precisa-se ter propostas mais amplas a nível institucional para que possa atender à demanda de surdos na UFPB e adaptar os serviços oferecidos às necessidades e peculiaridades de cada estudante. Entretanto, não se pode esperar que apenas o Programa de Apoio de Aprendizagem ao Aluno com Deficiência e os alunos surdos faça acontecer uma inclusão significativa. É necessário que todos os integrantes desempenhem o seu papel e que outras medidas sejam adotadas neste sentido e que se constituam em ações institucionalizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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