Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Iara Silva de-
dc.date.accessioned2018-04-30T14:18:34Z-
dc.date.available2013-10-24-
dc.date.available2018-04-30T14:18:34Z-
dc.date.issued2013-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4013-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T14:18:34Z No. of bitstreams: 1 ISL24102013.pdf: 695500 bytes, checksum: 445fadd98ef5e9eb8d4a1656b61403ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T14:18:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ISL24102013.pdf: 695500 bytes, checksum: 445fadd98ef5e9eb8d4a1656b61403ce (MD5) Previous issue date: 2013-09-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação do educadorpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrograma Escola Zé Peãopt_BR
dc.titleA formação do educador de jovens e adultos: as contribuições do Programa Escola Zé Peãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Ramos Barbosa da-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso analisou a formação do educador de jovens e adultos, tendo como referência as contribuições do Programa Escola Zé Peão (PEZP) no processo da alfabetização e pós-alfabetização. Sua relevância se dá pela necessidade de uma formação específica para os profissionais da EJA, regulamentada como modalidade de ensino, pela LDB 9.394/96. O PEZP é um projeto de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores do Mobiliário e da Construção Civil de João Pessoa (SINTRICOM/JP), configurando-se como uma experiência de Educação de Jovens e Adultos e também de formação de educadores. A metodologia utilizada para este estudo foi a da pesquisa qualitativa, inspirada em Minayo (1994), análise que realçou o estudo de diversos aportes teóricos com textos e documentos relativos ao PEZP e, também, a observação participante dos encontros da formação inicial e continuada do PEZP. Do cruzamento destas janelas de informação apresentei as considerações sobre as contribuições específicas do PEZP à formação do professor de jovens e adultos. Nestas, destaquei a importância de se ter, durante o exercício de qualquer profissão, uma formação continuada que dê sentido a formação inicial que, no caso específico, deve trabalhar as particularidades da EJA. Destaquei também a importância dos momentos de reflexão do cotidiano escolar em forma de registro escrito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISL24102013.pdf679,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.