Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4013
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lucena, Iara Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-30T14:18:34Z | - |
dc.date.available | 2013-10-24 | - |
dc.date.available | 2018-04-30T14:18:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4013 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T14:18:34Z No. of bitstreams: 1 ISL24102013.pdf: 695500 bytes, checksum: 445fadd98ef5e9eb8d4a1656b61403ce (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-30T14:18:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ISL24102013.pdf: 695500 bytes, checksum: 445fadd98ef5e9eb8d4a1656b61403ce (MD5) Previous issue date: 2013-09-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação do educador | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Programa Escola Zé Peão | pt_BR |
dc.title | A formação do educador de jovens e adultos: as contribuições do Programa Escola Zé Peão | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, José Ramos Barbosa da | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisou a formação do educador de jovens e adultos, tendo como referência as contribuições do Programa Escola Zé Peão (PEZP) no processo da alfabetização e pós-alfabetização. Sua relevância se dá pela necessidade de uma formação específica para os profissionais da EJA, regulamentada como modalidade de ensino, pela LDB 9.394/96. O PEZP é um projeto de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores do Mobiliário e da Construção Civil de João Pessoa (SINTRICOM/JP), configurando-se como uma experiência de Educação de Jovens e Adultos e também de formação de educadores. A metodologia utilizada para este estudo foi a da pesquisa qualitativa, inspirada em Minayo (1994), análise que realçou o estudo de diversos aportes teóricos com textos e documentos relativos ao PEZP e, também, a observação participante dos encontros da formação inicial e continuada do PEZP. Do cruzamento destas janelas de informação apresentei as considerações sobre as contribuições específicas do PEZP à formação do professor de jovens e adultos. Nestas, destaquei a importância de se ter, durante o exercício de qualquer profissão, uma formação continuada que dê sentido a formação inicial que, no caso específico, deve trabalhar as particularidades da EJA. Destaquei também a importância dos momentos de reflexão do cotidiano escolar em forma de registro escrito. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISL24102013.pdf | 679,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.