Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Geórgia Abrantes-
dc.date.accessioned2018-04-30T14:33:51Z-
dc.date.available2013-10-10-
dc.date.available2018-04-30T14:33:51Z-
dc.date.issued2013-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4014-
dc.description.abstractThe work titled "Education, Training and Interactions: an analysis of the daily pre-school (4-5 years) in the city of João Pessoa", general aims evaluate the relations quality that the teacher of Early Childhood Education promotes with children, by evaluation situations from interaction between adult-children inherent in the context of kindergartens and preschools. The specific objectives are: investigate the training of teachers of early childhood education engaged in pre-school, assess the commitment of teachers on educational developed, from the analysis of adult-child interactions. In this meaning, the research aims to answer the following question: which and how everyday situations in preschools turn into contexts of promoting integral development, in order to guarantee the quality of early childhood education offered? In order to answer our research question and achieve the proposed objectives, we based the analysis on national documentary. The research carried with nature quantitative and qualitative, is based on the qualitative aspects of the teaching-learning process and the social interactions that promotes autonomy in young children. The research was divided into three stages, the first by characterized survey of 40 schools from kindergarten. The second stage consisted of the interviews on the formation of educators teaching and application forms with information about the schools. 26 participants took part in this step, being fifteen teachers, four monitors and seven managers. In the third stage of the research were carried out observations of teaching practice with the completion of the Adult Engagement Scale, instrument provided by "Project Handbook Developing Quality Partnerships" – (DQP). The information sheets and the processes of interviews were analyzed according to the Manual DQP. The data demonstrate that generally, we still see actions and decisions based on maternalist vision of early childhood education, where predominates the idea that the person works with young children, performing care functions, more specifically monitors. In respect the level of training of teachers and monitors, the requirements are in accordance with the law. With regard to the observations made in the Adult Engagement Scale, a considerable number of observations of teaching practice, the absence of lack of commitment especially in the adult autonomous category.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T14:33:51Z No. of bitstreams: 1 GAD16102013.pdf: 1645943 bytes, checksum: aa4dd4ecc9cd3a33bb517c69dc7c9406 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T14:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GAD16102013.pdf: 1645943 bytes, checksum: aa4dd4ecc9cd3a33bb517c69dc7c9406 (MD5) Previous issue date: 2013-09-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessor - alunopt_BR
dc.titleEducação, formação e interações: uma análise sobre o cotidiano da pré-escola (4 a 5 anos) no município de João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Adelaide Alves-
dc.description.resumoO trabalho intitulado ―Educação, Formação e Interações: uma análise sobre o cotidiano da pré-escola (4 a 5 anos) no município de João Pessoa”, tem como objetivo geral avaliar a qualidade das relações que o professor de Educação Infantil promove com as crianças, mediante avaliação das situações de interação entre adulto- crianças inerentes ao contexto de creches e pré-escolas. Os objetivos específicos são: investigar a formação do docente da educação infantil que atua na pré-escola, avaliar o empenhamento do docente nas ações educativas desenvolvidas, a partir da análise das interações criança-adulto. Nesse sentido, a pesquisa visa responder à seguinte questão: quais e como as situações do cotidiano nas pré-escolas se convertem em contextos de promoção de desenvolvimento integral, com vistas a garantir a qualidade da educação infantil oferecida? Com vistas a responder nossa questão de pesquisa e atingir os objetivos propostos, nos pautamos na análise documental nacional. A pesquisa realizada, de natureza quanti-qualitativa, é baseada nos aspectos qualitativos do processo ensinar-aprender e nas interações sociais promotoras de autonomia em crianças pequenas. A pesquisa foi dividida em três etapas, a primeira caracterizou pelo levantamento das 40 escolas de Educação Infantil. A segunda etapa caracterizou-se pelas entrevistas sobre a formação docente dos educadores e a aplicação de fichas com informações sobre as instituições escolares. Participaram dessa etapa 26 participantes, sendo quinze professores, quatro monitoras e sete gestores. Na terceira etapa da pesquisa foram realizadas observações da prática docente com o preenchimento da Escala de Empenhamento do Adulto, instrumento disponibilizado pelo ―Manual do Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias‖ – (DQP). As fichas de informações e os processos de entrevistas foram analisados segundo o Manual DQP. Os dados demonstraram que de modo geral, ainda vemos ações e decisões baseadas na visão maternalista de educação infantil, onde predomina a ideia de que a pessoa que trabalha com crianças pequenas, desempenhando funções de cuidado, mais especificamente as monitoras. Com relação ao nível de formação das professoras e monitoras, os requisitos estão de acordo com o estabelecido pela lei. A respeito das observações realizadas na Escala de Empenhamento do Adulto, um número considerável de observações da prática docente demonstrou a ausência da falta de empenhamento do adulto principalmente na categoria Autonomia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAD16102013.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.