Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Liane Teresinha Mazzotti da-
dc.date.accessioned2018-04-30T15:05:43Z-
dc.date.available2013-10-02-
dc.date.available2018-04-30T15:05:43Z-
dc.date.issued2013-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4017-
dc.description.abstractThe present work aims to meet, to understand and transform the practice of teaching and learning, through the recognition that children don't think like adults and who are in the process of development of intelligence, permeated by the imagination, in his psychological and social construction. In this sense refer to Jean Piaget (1974) and his theory that deals with cognitive development, is essential for this, observed directly the children, as the original source closer to his reality. And yet, to deepen this knowledge, observe how the contribution of the imaginary in the minds of children, in that it provides an environment of experience, occurs. The methodology used was bibliographical research, exploratory qualitative slant and case study. We take as our field research a group of third grade of elementary school, State school Fenelon Câmara, in Castelo Branco district III, in the municipality of João Pessoa, Paraíba. The entire theoretical basis associated with the observations and practical activities at school, allows us to identify how the cognitive development and the imaginary develop. As a conclusion we note that it is necessary to look as educator, researcher, investigator and this in their educational practice, seeks to recognize and provide relevant activities to stages of cognitive development and cherish the imaginary world of children. In this sense, contributing to the educator and school can provide means for stimulating creative and imaginative capacity inborn in children, which may make it able to increasingly build for yourself. Fundamental action of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T15:05:43Z No. of bitstreams: 1 LTMS02102013.pdf: 5199041 bytes, checksum: defe95b36bdd91e3918268f618dc3929 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T15:05:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LTMS02102013.pdf: 5199041 bytes, checksum: defe95b36bdd91e3918268f618dc3929 (MD5) Previous issue date: 2013-09-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDesenvolvimento cognitivo das crianças na escola, um caminho que percorre do real ao imagináriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Margarida Sonia Marinho Monte da-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo conhecer, para compreender e transformar a prática de ensino-aprendizagem, através do reconhecimento de que as crianças não pensam como adultos e que estão em processo de desenvolvimento da inteligência, permeados pela imaginação, em sua construção psicológica e social. Neste sentido recorrer a Jean Piaget (1974) e sua teoria que trata do Desenvolvimento Cognitivo, é fundamental pois este, observou diretamente as crianças, como a fonte original mais próxima de sua realidade. E ainda, ao aprofundar este conhecimento, observar como a contribuição do imaginário na mente das crianças, na medida em que se proporciona um ambiente de experiência, ocorre. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, exploratória de cunho qualitativo e estudo de caso. Tomamos como campo de nossa investigação uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental I, da Escola Estadual Fenelon Câmara, localizada no bairro Castelo Branco III, no município de João Pessoa, Paraíba. Todo o embasamento teórico associado às observações e atividades práticas na escola, nos permite identificar a forma como o desenvolvimento cognitivo e o imaginário se desenvolvem. Como conclusão verificamos que é necessário o olhar investigador do educador enquanto pesquisador, e que este em sua pratica educativa, busque reconhecer e proporcionar atividades pertinentes aos estágios do desenvolvimento cognitivo e valorize o mundo imaginário das crianças. Neste sentido, contribuir para que o educador e escola possam propiciar meios para a estimulação da capacidade criativa e imaginativa inatas na criança, o que poderá torná-la capaz de cada vez mais se construir por si mesma. Ação fundamental da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LTMS02102013.pdf5,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.