Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Evelyanne Nathaly Cavalcanti de Araújo-
dc.date.accessioned2018-04-30T15:55:43Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2018-04-30T15:55:43Z-
dc.date.issued2013-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4021-
dc.description.abstractThis monograph is the result of concerns raised during the course of the research project entitled: "Schooling for morality, civility and nationalism: school groups and rural schools room to spread ideals estadonovistas (1937-1945)" funded, in part, by National Research Council - CNPq / UFPB. The research was conducted at the Historical Archive Waldemar Bishop Duarte, linked to the Cultural Foundation - FUNESC, specifically referring to the news published in The Union Newspaper The main objective of this study, discuss about the improvement of the teaching qualification and primary Paraíba, during New State period, but also observing as its primary education was structured, thought out and articulated, both nationally and locally. We performed the analysis on our research object, trying to maintain a dialogue with the sources collected critical reading of the historical production for the period under study here. The consideration was based on the theory advocated by Hobsbawm (1998), who points us about "continuity and change" that occur throughout the historical period, either at the local and / or national and Thompson (2001), which helps us with his theoretical contributions concerning the "political and cultural peculiarities." We seek to understand "continuity and change" with respect to such education and training of teachers who attended, particularly to children, and try to understand the "political and cultural peculiarities" that Paraíba presented during the study period.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T15:55:43Z No. of bitstreams: 1 ENCAS13092013.pdf: 2096946 bytes, checksum: 53f2dd1919d56c5ec55e08549f938029 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T15:55:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENCAS13092013.pdf: 2096946 bytes, checksum: 53f2dd1919d56c5ec55e08549f938029 (MD5) Previous issue date: 2013-09-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectQualificação de professorespt_BR
dc.subjectEstado novopt_BR
dc.titleAperfeiçoamento e qualificação do professorado primário (1937-1945): os cursos de formações complementarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira-
dc.description.resumoEsta monografia é fruto das inquietações surgidas durante o andamento do Projeto de Pesquisa intitulado: “Escolarização para a moral, o civismo e o nacionalismo: os grupos escolares e as escolas rurais espaço para difusão dos ideais estadonovistas (1937-1945)” financiado, parcialmente, pelo Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq/UFPB. A pesquisa foi realizada no Arquivo Histórico Waldemar Bispo Duarte, vinculado à Fundação Espaço Cultural – FUNESC, mais especificamente consultando as notícias publicadas no Jornal A União. Tem como objetivo principal este estudo, discutir acerca da qualificação e aperfeiçoamento do professorado primário paraibano, durante o período do Estado Novo, porém observando também como o próprio ensino primário estava estruturado, pensado e articulado, tanto nacionalmente, quanto localmente. Realizamos a análise sobre o nosso objeto de pesquisa, procurando manter um diálogo das fontes coletadas com a leitura crítica da produção historiográfica referente ao período aqui em estudo. A reflexão fundamentou-se no referencial teórico propugnado por Hobsbawm (1998), que nos aponta sobre “permanências e mudanças” que ocorrem durante todo o período histórico, seja no âmbito local e/ou nacional e por Thompson (2001), que nos auxilia com suas contribuições teóricas referentes as “peculiaridades políticas e culturais”. Buscamos perceber “permanências e mudanças” referentes a tal ensino e a formação de professores que atendiam, principalmente ao público infantil, bem como procuramos perceber as “peculiaridades políticas e culturais” que a Paraíba apresentou durante o período estudado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENCAS13092013.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.