Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Elisabete Marçal de Lima-
dc.date.accessioned2018-05-02T10:24:00Z-
dc.date.available2013-10-30-
dc.date.available2018-05-02T10:24:00Z-
dc.date.issued2013-09-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4022-
dc.description.abstractThis study aims to understand how the use of the image occurs as mediation training in literacy for youth and adults. For a better understanding of the topic, we developed a theoretical consistent. We address the issues relevant to the School of Education, such as its history and the presence / absence of identity. Expounded on the National Curriculum Guidelines and the Pedagogical Project of the Education Course at the Federal University of Paraíba - UFPB, emphasizing the deepening field of Education for Youth and Adults - EJA. In a second step, we focused on the relationship between the teacher and adult education, focusing on this as one of the areas of work of teachers. It will explain about the image as a mediation of teaching practice and the Critical Pedagogy of Visuality as a pedagogical perspective in EJA. Finally, we present a report of practical experience with the use of image in literacy for youth and adults, especially the experience of the pilot intervention project used as inspiration for this text, which is realized through the deductive method. We propose, through concrete experience, to ensure the practical use of the image as pedagogical knowledge mediation, as well as its limits and possibilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-02T10:24:00Z No. of bitstreams: 1 EMLS30102013pdf: 3046891 bytes, checksum: 3cea048c11faf95194aef07978424a02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-02T10:24:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMLS30102013pdf: 3046891 bytes, checksum: 3cea048c11faf95194aef07978424a02 (MD5) Previous issue date: 2013-09-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO pedagogo e o uso da imagem na alfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.description.resumoersidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus I – João Pessoa. RESUMO Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o uso da imagem como mediação pedagógica na alfabetização de jovens e adultos. Para uma melhor compreensão do tema em questão, elaboramos uma fundamentação teórica consistente. Abordamos as questões pertinentes ao Curso de Pedagogia, tais como sua história e a presença/ausência de identidade. Explanamos acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais e do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, dando ênfase à área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos – EJA. Em um segundo momento, enfocamos a relação existente entre o pedagogo e a EJA, focalizando esta como uma das áreas de atuação do pedagogo. Explicitamos acerca da imagem como uma mediação do exercício docente e sobre a Pedagogia Crítica da Visualidade como perspectiva pedagógica na EJA. Por fim, apresentamos o relato da experiência concreta com o uso da imagem na alfabetização de jovens e adultos, em especial a experiência piloto do projeto de intervenção utilizado como inspiração para este texto, sendo este realizado através do método dedutivo. Propomos-nos, através da experiência concreta, a garantir o exercício prático do uso pedagógico da imagem como mediação do conhecimento, assim como seus limites e possibilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMLS30102013pdf2,98 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.