Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4026
Tipo: TCC
Título: O movimento do corpo na educação infantil: a prática pedagógica contribui para a manifestação dessa linguagem?
Autor(es): Nascimento, Gerlane Santana do
Primeiro Orientador: Ramos, Isolda Ayres Viana
Resumo: Este presente estudo traz uma abordagem acerca do movimento do corpo no cotidiano da sala de aula na instituição de Educação Infantil. Para tanto, trás a tona a relevância de se trabalhar a psicomotricidade na infância, trazendo os conceitos e teorias de alguns estudiosos tais como JEAN PIAGET (1978); VYGOTSKY (1989); HERI WALLON (1962) que tanto contribuíram para o trabalho com o corpo na Educação Infantil com a finalidade de desenvolvimento do ser humano em sua totalidade. Para tanto o trabalho teve como objetivo central analisar as atividades envolvendo o movimento do corpo e a ludicidade na ação do professor na sala de aula da Educação Infantil, comparando- a com suas concepções acerca do proposto pelos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI), como subsídios para o planejamento curricular nesta modalidade de ensino. Para isto, a pesquisa foi de natureza descritiva de caráter qualitativo. Assim, utilizou-se a observação sistemática e aplicação de um questionário aos professores envolvidos. Observou-se, descreveu-se e analisou-se e comparou-se as práticas que os professores da Educação Infantil adotaram com ênfase no movimento corporal de seus educandos. A dedução a que cheguei foi de que só por alguns momentos as docentes trabalham atividades envolvendo os movimentos corporais; predominância do assistencialismo; havia falta de planejamento curricular. E por fim, a análise demonstrou que não havia completa coerência entre as respostas das professoras no questionário aplicado com suas práticas pedagógicas no ambiente escolar, visando contribuir para o desenvolvimento total da criança numa Instituição de Educação Infantil observada.
Abstract: This present article provides an approach on body movement in daily classroom institution in Early Childhood Education . To do so , brings up the relevance of working psychomotor childhood , bringing the concepts and theories of some scholars such as Jean Piaget (1978 ) ; VYGOTSKY (1989); WALLON HERI (1962 ) who have contributed so much to work with the body in Early Childhood Education for the purpose of development of the human being in its entirety . For both the study was mainly aimed to analyze activities involving body movement and playfulness in the action of the teacher in the classroom from kindergarten room, comparing it with its notion of benchmarks proposed by the National Curriculum for Early Childhood Education ( RCNEI ) as grants for curriculum planning this type of education . For this, the research was descriptive qualitative character. Thus , we used systematic observation and a questionnaire to the teachers involved . Observed , described and analyzed and compared the practices that teachers from kindergarten adopted with emphasis on body movement of their students . The deduction was reached only for a few moments the teachers work activities involving bodily movements ; predominance of philanthropy ; there was a lack of curriculum planning . Finally , the analysis showed that there was complete consistency between the responses of teachers in the questionnaire with their teaching practices in the school environment , to contribute to the overall development of the child in Infantile Education Institution observed.
Palavras-chave: Educação infantil
Movimento corporal
Lúdico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4026
Data do documento: 25-Mar-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSN19082014.pdf554,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.