Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4029Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Celymar Cavalcanti de Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-02T13:26:55Z | - |
| dc.date.available | 2013-10-18 | - |
| dc.date.available | 2018-05-02T13:26:55Z | - |
| dc.date.issued | 2013-04-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4029 | - |
| dc.description.abstract | This work of course completion (CBT) presents the results obtained from the Supervised Teaching in Education for Youth and Adults, which composes mandatory part of pedagogy. The stage was held in the School municipal school Dom Helder Camara and state elementary school teacher Adelia France, both located in the neighborhood of Valentina de Figueiredo I, in João Pessoa, Paraíba State. The methodology used for the execution of this work was through observation made in a class of EJA, cycle two in each school, with youth and adults, on the night shift, as well as through a questionnaire to the school, staff technique, teachers and students at the two schools. Sought to present beyond the information obtained through the questionnaires, as well as through observation in the classroom and within the school environment, some theoretical considerations about the issues related to Youth and Adults as well as have been emphasized issues related to specific curriculum for this type of education. Stood out in the end the problem that presents itself today in relation to avoidance of these students in these schools field. Based on the theories Freires to explain social inequalities that lead to exclusion of these subjects in schools observed, along with a critical bibliography of interbreeding that deals with issues related to Education for Youth and Adults. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-02T13:26:55Z No. of bitstreams: 1 CCAS18102013.pdf: 2098249 bytes, checksum: 74c4b44876a6ae747c0b777b31b64e92 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-02T13:26:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CCAS18102013.pdf: 2098249 bytes, checksum: 74c4b44876a6ae747c0b777b31b64e92 (MD5) Previous issue date: 2013-04-26 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Política educacional | pt_BR |
| dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
| dc.title | Educação de jovens e adultos: a contribuição da escola para perpetuação das desigualdades sociais | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Brito, Laura Maria de Farias | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta os resultados obtidos a partir do Estágio Supervisionado em Magistério em Educação de Jovens e Adultos, que compõe parte obrigatória do curso de Pedagogia. O estágio foi realizado na Escola municipal de ensino fundamental Dom Hélder Câmara e Escola estadual de ensino fundamental professora Adélia de França, ambas localizadas no bairro do Valentina de Figueiredo I, em João Pessoa, no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada para a execução deste trabalho se deu através de observação feita em uma turma de EJA, do ciclo dois em cada escola, com jovens e adultos, no turno da noite, bem como através de aplicação de questionário para direção da escola, equipe técnica, professoras e alunos, nas duas escolas. Buscou-se apresentar além das informações obtidas através dos questionários, bem como através da observação em sala de aula, e dentro do ambiente escolar, algumas considerações teóricas acerca das questões relacionadas a Educação de Jovens e Adultos, bem como foram enfatizadas as questões relacionadas ao currículo específico para essa modalidade de educação. Destacou-se ao final a problemática que se apresenta atualmente em relação à evasão destes educandos nestas escolas campo. Baseou-se nas teorias freireanas, para explicitar as desigualdades sociais, que levam à exclusão destes sujeitos nas escolas observadas, juntamente com um intercruzamento de bibliografia crítica que trata das questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CCAS18102013.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
