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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Milane Rocha de-
dc.date.accessioned2018-05-02T14:42:52Z-
dc.date.available2013-12-03-
dc.date.available2018-05-02T14:42:52Z-
dc.date.issued2013-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4033-
dc.description.abstractThis work of completion is objetivo como general objective to analyze the process of inclusion of a deaf child in kindergarten. To this end, we chose to use a literature search and a search field. In literature we rely on the ideas of Santiago (2003 and 2011) and Sassaki (2006), as well as official documents LDB 9394 (1996) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (1998). The research results show that the history of deaf education (as other disabilities) has always been rejection and difficulties and that today, despite the advances, there is still a lack of respect to the difference of the deaf, due to the lack of knowledge of educators and family. Note also that the deaf child must be assisted from early childhood education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-02T14:42:51Z No. of bitstreams: 1 MRO03122013.pdf: 576565 bytes, checksum: 775c64e6494502f51af0a57a191a48b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-02T14:42:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRO03122013.pdf: 576565 bytes, checksum: 775c64e6494502f51af0a57a191a48b5 (MD5) Previous issue date: 2013-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleInclusão de surdos na educação infantil: algumas reflexõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo como objetivo geral analisar o processo de inclusão de uma criança surda na educação infantil. Para este fim, optamos por utilizar uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica nos apoiamos nas ideias de Santiago (2003 e 2011) e Sassaki (2006), além dos documentos oficiais como a LDB 9.394 (1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998). Os resultados da pesquisa demonstraram que a história da educação de surdos (como de outras deficiências) sempre foi rejeição e dificuldades e que na atualidade, apesar dos avanços, ainda persiste a falta de respeito à diferença do surdo, em razão do desconhecimento por parte de educadores e da família. Salienta-se ainda que a criança surda precisa ser assistida desde a educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
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