Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Milane Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-02T14:42:52Z | - |
dc.date.available | 2013-12-03 | - |
dc.date.available | 2018-05-02T14:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4033 | - |
dc.description.abstract | This work of completion is objetivo como general objective to analyze the process of inclusion of a deaf child in kindergarten. To this end, we chose to use a literature search and a search field. In literature we rely on the ideas of Santiago (2003 and 2011) and Sassaki (2006), as well as official documents LDB 9394 (1996) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (1998). The research results show that the history of deaf education (as other disabilities) has always been rejection and difficulties and that today, despite the advances, there is still a lack of respect to the difference of the deaf, due to the lack of knowledge of educators and family. Note also that the deaf child must be assisted from early childhood education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-02T14:42:51Z No. of bitstreams: 1 MRO03122013.pdf: 576565 bytes, checksum: 775c64e6494502f51af0a57a191a48b5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-02T14:42:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRO03122013.pdf: 576565 bytes, checksum: 775c64e6494502f51af0a57a191a48b5 (MD5) Previous issue date: 2013-04-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Inclusão de surdos na educação infantil: algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Sandra Alves da Silva | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo como objetivo geral analisar o processo de inclusão de uma criança surda na educação infantil. Para este fim, optamos por utilizar uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica nos apoiamos nas ideias de Santiago (2003 e 2011) e Sassaki (2006), além dos documentos oficiais como a LDB 9.394 (1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998). Os resultados da pesquisa demonstraram que a história da educação de surdos (como de outras deficiências) sempre foi rejeição e dificuldades e que na atualidade, apesar dos avanços, ainda persiste a falta de respeito à diferença do surdo, em razão do desconhecimento por parte de educadores e da família. Salienta-se ainda que a criança surda precisa ser assistida desde a educação infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MRO03122013.pdf | 563,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.