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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marilia Gabriela da-
dc.date.accessioned2018-05-07T14:53:08Z-
dc.date.available2014-07-15-
dc.date.available2018-05-07T14:53:08Z-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4062-
dc.description.abstractThis research has as mais objective to analyze the Educative Social Skills shown by an Elementary School teacher on the development of social skills in childhood (HS), in a nursery, during moments of interactions between teacher-students and students- students. Her behavior is analyzed from the Educative Social Skills (HSE) theoretical perspective (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2008). This required making a brief theoretical review about social skills and the HSE, as well as about the teaching model to socially skilled behaviors, previously to the discussion of the results. The data were collected through observation of some classes given by a teacher of a nursery at João Pessoa-PB and through a semistructured interview with that teacher; observations were registered with the aid of a fiel diary and the interview was audio recorded and later transcribed and analyzed according to the literature about HSE and the analysis of content (BARDIN, 1979). The data analysis revealed that the teacher showed deficits in HSE, with rare moments of HSE in observed interactions with the students. The content of the interview confirmed that finding, with few references indicative of HSE, increasing the chances that children in her classroom did not develop HS for lack of a HS modeling adult. In closing remarks, the importance of developing HSE in teachers’ training, so that they became apt to serve as models for socially skillful conducts since early childhood.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-07T14:53:08Z No. of bitstreams: 1 MGS15072014.pdf: 661580 bytes, checksum: 2d89b7fdc63edd5436b9aea694bfff97 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-07T14:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGS15072014.pdf: 661580 bytes, checksum: 2d89b7fdc63edd5436b9aea694bfff97 (MD5) Previous issue date: 2014-03-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectHabilidades sociais educativaspt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectProfessor - alunopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleHabilidades sociais educativas de uma professora em contexto de interação com crianças em turma de educação infantipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Fernando Cézar Bezerra de-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar as habilidades sociais educativas de uma professora em contexto de interação com crianças em sua turma de educação infantil, particularmente, nos momentos de interações entre professor-aluno e aluno-aluno. Tais habilidades são analisadas a partir do modelo das habilidades sociais educativas docentes (HSE), tais como definidas por Del Prette e Del Prette (2008). Para isso foi necessário fazer uma breve revisão teórica a respeito das habilidades sociais (HS) e das HSE sobre o educador como o modelo para comportamentos hábeis socialmente. A coleta de dados foi feita através de observações da prática de uma educadora da Educação Infantil em uma creche na cidade de João Pessoa-PB e de uma entrevista semidirigida com a professora que colaborou como sujeito participante; as observações foram feitas com o auxilio de um diário de campo e a entrevista, com um roteiro de cinco questões, foi gravada em áudio e posteriormente transcrita e seu conteúdo analisado de acordo com a literatura mencionada, bem como conforme a teoria sobre análise de conteúdo (BARDIN, 1979). A análise dos dados obtidos revelou que a professora apresentou baixo índice de HSE, com raras aparições de condutas educacional e socialmente habilidosas nas interações observadas e com poucas referências indicativas das HSE no conteúdo da entrevista, aumentando as chances de que as crianças com que interagia na sala de aula não desenvolvessem HS por falta de um adulto modelo de HS. Nas considerações finais, destaca-se a importância de que docentes em geral e os da Educação Infantil, em particular, desenvolvam HSE em sua formação profissional, para que possam servir como modelo de conduta socialmente habilidosa desde a tenra infânciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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