Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Kelyane Barboza de.-
dc.date.accessioned2013-08-26T19:50:20Z-
dc.date.available2013-08-26T19:50:20Z-
dc.date.issued2013-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/406-
dc.description.abstractThis research work aims to examine the approach of the concept of mathematical function as presented by four collections of textbooks, pointing out how the Modern Mathematics Movement impacted on their methodological structures. Initially, we present an outline of the history of the emergence of the concept of function over time, from remote past to the present day, and how this subject was introduced in secondary school education in Brazil. Subsequently, we turn our attention to analyzing the context in which the Modern Mathematics Movement took place in Brazil and abroad. Based on this knowledge, we give an overview of how the concept of function was addressed in pre-modern mathematics and modern mathematics periods; we then proceed to analyze the textbooks. This analysis was firstly performed from an external viewpoint, emphasizing bibliographical aspects and then from an internal standpoint, taking into account their methodological aspects. As a natural step forward we examine some research works published from 1990 to 2001 dealing with difficulties faced by students when learning the concept of mathematical function, and taking these observations as a basis we present a critique of traditional and modern curricula of school mathematics. Finally, we point out some suggestions to be used by mathematics teachers in teaching functions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-08-26T19:50:20Z No. of bitstreams: 1 KBA26082013.pdf: 2493988 bytes, checksum: 3f542a97f085805ae4b337330f970e00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-08-26T19:50:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KBA26082013.pdf: 2493988 bytes, checksum: 3f542a97f085805ae4b337330f970e00 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2011.-
dc.subjectMatemática modernapt_BR
dc.subjectEstudo e ensino da matemáticapt_BR
dc.subjectModern mathematics-
dc.subjectStudy and teaching of mathematics-
dc.titleO Movimento da Matemática Moderna: Repercussão na abordagem no Brasil do conceito de função nos livros didáticos das décadas de 1950 a 1970.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eduardo Gonçalves dos.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a abordagem do conceito de função em quatro coleções de livros didáticos, apontando de que forma o Movimento da Matemática Moderna repercutiu em suas estruturas metodológicas. Inicialmente fizemos um breve histórico sobre o surgimento do conceito de função ao longo dos tempos, desde períodos remotos até o presente, e como se deu a inserção desse assunto no ensino secundário do Brasil. Seguindo, apontamos como surgiu o Movimento da Matemática Moderna em nível mundial e brasileiro. Com base nesse conhecimento, fizemos uma síntese de como o conceito de função era abordado no período pré-matemática moderna e na matemática moderna partindo então para a análise dos livros didáticos. Essa análise foi realizada de forma exterior, apontando seus aspectos bibliográficos e em seguida de maneira interior, levando em consideração os aspectos metodológicos. Logo após fizemos algumas observações em pesquisas do período de 1990 a 2001, que tratavam das dificuldades encontradas pelos alunos ao estudarem o conceito de função e, apoiados nessas observações foram feitas algumas críticas ao currículo tradicional e ao currículo moderno. Por fim, apontamos algumas sugestões a serem utilizadas pelos professores no que se refere ao ensino de função.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KBA26082013.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.