Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4072
Tipo: TCC
Título: Gestão por processos no setor público: estudo de caso na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Gomes, Rebeca Lira Cavalcanti
Primeiro Orientador: Ayres, Kátia Virgínia
referee1 : Santos, Wagner Soares Fernandes dos
Resumo: Diante da realidade da administração pública no Brasil, existe a necessidade de uma metodologia que proporcione melhoras ao serviço prestado por estas instituições. O objetivo do trabalho é verificar as melhorias constatadas no âmbito organizacional, por meio da utilização da metodologia de gestão por processos. Para isto, foi realizado um estudo de caso na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba, que iniciou a implantação da Gestão por Processos em 2011. Os servidores participaram de entrevistas que buscaram identificar a satisfação destes com a Gestão por Processos, a percepção quanto à importância do modelo para a organização, a viabilidade de expansão para outras Pró-Reitorias da Instituição, os pontos negativos e as melhorias consequentes da adesão à Gestão por Processos. Foi constatado que esta metodologia pode melhorar o desempenho das organizações e trazer qualidade aos serviços oferecido a sociedade.
Abstract: Faced with the reality of public administration in Brazil, there is a need for a methodology that provides improvements to the service provided by these institutions. The objective is to verify the improvements noted in the organizational context, through the use of management methodology through processes. For this, we conducted a case study on the Pro-Rectory of Personnel Management of the Federal University of Paraíba, who initiated the implementation of Business Process Management in 2011. The subjects participated in interviews that sought to identify their satisfaction with the Business Process Management, the perception of the importance of the model for the organization, the feasibility of expanding to other Pro-Rectors within the Institution, the negative points and the resulting improvements in adherence to Process Management. It has been found that this method can improve the performance of organizations and bring quality of services offered to society.
Palavras-chave: Administração pública
Gestão por processos
Gestão de desempenho
Indicadores de desempenho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4072
Data do documento: 5-Jun-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLCG07052018.pdf763,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons