Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Ianna Brígida de Macêdo Brito-
dc.date.accessioned2018-05-08T10:27:25Z-
dc.date.available2018-04-27-
dc.date.available2018-05-08T10:27:25Z-
dc.date.issued2018-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4073-
dc.description.abstractThis paper has the theme "Playing in the education of children in the city of Boqueirão, PB", whose purpose is to analyze how teachers use play to stimulate learning, creative, imaginative and social development of the child. Its objective is to analyze how the teachers of the municipality are working in the classroom and learn their conceptions about the play and its importance, thus making a comparison between the two schools visited, through the play developed in school every day, because we know that the child develops creativity and its potentiality in playing, it develops the imagination in a symbolic and also the social, motor and cognitive form. The qualitative research was carried out in the Municipal Nursery, located in the Bela Vista neighborhood and in the Escola Privada, located in the center of the municipality of Boqueirão - PB, where data were collected through questionnaires, to the participating teachers, where it is possible to identify the following data: In this sense, the field research aims to propose an analysis of the role of play as a teaching- learning instrument from the play in the educational process in the nursery rooms of the municipality under study. In our study we seek to promote a study of knowledge and comparison with the theorists Piaget (1998), Vygotsky (1991), who has some researches and works directed to the developmental phases of the children, as well as other theorists that approach the subject of practices in the educational process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-08T10:27:25Z No. of bitstreams: 1 IBMBC27042018.pdf: 1317543 bytes, checksum: 05589d84ecb6b216b9aef3518c07fa49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T10:27:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IBMBC27042018.pdf: 1317543 bytes, checksum: 05589d84ecb6b216b9aef3518c07fa49 (MD5) Previous issue date: 2018-01-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO brincar na educação infantil no município de Boqueirão-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Wilder Kleber Fernandes de-
dc.description.resumoEste trabalho tem por temática “O brincar na educação infantil na cidade de Boqueirão, PB”, cujo intuito é analisar como os professores utilizam o lúdico para estimular a aprendizagem, o desenvolvimento criativo, imaginativo e social da criança. Tem como objetivo geral analisar como as professoras do município estão trabalhando o brincar em sala de aula e saber as suas concepções acerca do lúdico e de sua importância, fazendo assim uma comparação entre as duas escolas visitadas, através da brincadeira desenvolvida no cotidiano escolar, pois se sabe que a criança desenvolve a criatividade e sua potencialidade no brincar, a imaginação de forma simbólica e também o social, motor e cognitivo. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, sendo realizada na Creche Municipal, localizada no bairro Bela Vista e na Escola Privada, localizada no centro do município de Boqueirão – PB, onde foram coletados dados através de questionários, perante aos professores participantes, que foi possível identificar os seguintes dados: neste sentido, a pesquisa de campo tem por objetivo propor uma análise do papel das brincadeiras como instrumento de ensino- aprendizagem a partir do brincar no processo educacional nas salas da educação infantil do município em estudo. Foi buscado promover um estudo de conhecimento e comparação com os teóricos Piaget (1998) e Vygotsky (1991), que desenvolveram pesquisas e trabalhos direcionados para as fases de desenvolvimento das crianças, assim como outros teóricos que abordam a temática referente às práticas lúdicas no processo educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IBMBC27042018.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.