Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Edgerson dos Santos-
dc.creatorNascimento, Patrícia Duda do-
dc.date.accessioned2018-05-08T11:10:03Z-
dc.date.available2014-
dc.date.available2018-05-08T11:10:03Z-
dc.date.issued2014-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4077-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the representation of black people in textbooks. Our unease arose from the need to investigate images, concepts and teaching activities in the books early grades of elementary school, and as such, will represent African culture, and its relationship with Brazilian culture. We seek to explain the importance of implementing the Law 10.639/2003 establishing the compulsory teaching of History and African and Afro-Brazilian culture in establishments of public and private schools. The methodology was a qualitative approach to analyze the content of the analyzed books and intervention / search field next to the Municipal School teachers of elementary school Índio Piragibe, located in the Mangabeira neighborhood in this city. For both, it was found that the adapted textbooks bring contradictory representations. For the most part, the black people is represented as excluded conditioning this situation, corroborating the autorejeição and low self-esteem. We understand also that it is necessary in teacher training / the deepening etnicorracial interdisciplinary education and new educational practices to combat racism.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-08T11:10:03Z No. of bitstreams: 1 ESP2014.pdf: 1779765 bytes, checksum: fd292974adf9dc605757d7c70494fd6f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T11:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESP2014.pdf: 1779765 bytes, checksum: fd292974adf9dc605757d7c70494fd6f (MD5) Previous issue date: 2014-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino - cultura africanapt_BR
dc.subjectEnsino - cultura afrobrasileirapt_BR
dc.titleA representação do negro nos livros didáticos do ensino fundamental (séries iniciais)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de S.-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar a representação do negro nos livros didáticos. Nossa inquietação surgiu da necessidade de investigar imagens, conceitos e atividades didáticas em livros das séries iniciais do ensino fundamental, bem como a sua representação sua relação com a cultura brasileira. Procuramos explicitar a importância da implementação da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e cultura Africana e Afrobrasileira, nos estabelecimentos da rede pública e privada de ensino. A metodologia foi do tipo qualitativo, com analise do conteúdo dos livros analisados e intervenção/pesquisa de campo, junto aos docentes da Escola Municipal do Ensino Fundamental Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira, nesta capital. Para tanto, constatou-se que os livros didáticos adaptados trazem representações contraditórias. Em sua maior parte, o negro é representado como excluído condicionado a esta situação, corroborando com a autorejeição e a baixa autoestima. Entendemos, ainda que é necessário na formação de professores/as, o aprofundamento da educação etnicorracial e novas práticas educativas interdisciplinares de combate ao racismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESP2014.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.