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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lorena Rangel Gomes-
dc.date.accessioned2018-05-08T11:25:02Z-
dc.date.available2014-07-16-
dc.date.available2018-05-08T11:25:02Z-
dc.date.issued2014-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4078-
dc.description.abstractAccording to the current model of school inclusion defended nationwide, schools must have specialized services to suport the needs of deaf students . In practice, unfortunately, students with disabilities are students of the "resource room" or " to the interpreter " in the case of the deaf . With this concern , we conducted during the year of 2013 , the project entitled Graduating Inclusive Teachers , aiming to identify the with teachers Polos Schools ( EP ) in the city of João Pessoa / PB what are the main difficulties in including deaf in their classrooms, and in this direction we offer a continuing course that supported the teachers in their educational practice. For this was offered an extension course of LIBRAS - Brazilian Sign Language which was drawn from the difficulties pointed out by the teachers, following a sequence of activities.50 teachers who had deaf students in their classroom in the city of João Pessoa participated of this course. From the 50 teachers who were enrolled in the extension course, 33 completed it and those who have completed 19 completed the questionnaire , which aimed to collect data that made it possible to confirm the hypothesis , that the continued formation of the Brazilian Sign Language can generate positive impacts on teaching practice . It was observed that teachers pointed out the issue of communication as the main obstacle to become effective inclusion and the need to learn sign language to improve their educational practices and that they feel unprepared to act with deaf students. It is important to realize how necessary it is that the regular teachers being specialized in order to students with disabilities are truly their students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-08T11:25:02Z No. of bitstreams: 1 LRGS16072014.pdf: 788038 bytes, checksum: 6acc3ad561b665895d584737d1a379a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T11:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LRGS16072014.pdf: 788038 bytes, checksum: 6acc3ad561b665895d584737d1a379a7 (MD5) Previous issue date: 2014-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.titleOs impactos da formação continuada na inclusão de alunos surdospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoDe acordo com o atual modelo de inclusão escolar defendido em âmbito nacional, as escolas devem possuir serviços especializados para suprir as necessidades dos alunos surdos. Na prática, infelizmente, os alunos com deficiência são alunos da “sala de recursos” ou do “intérprete”, no caso dos surdos. Com esta preocupação, realizamos durante o ano de 2013, o projeto intitulado Formando Professores Inclusivos, com o objetivo de identificar junto aos professores das Escolas Polos (EP) da rede municipal de João Pessoa/PB quais são as principais dificuldades encontradas para promover a inclusão de surdos em suas salas de aula e, nesta direção, oferecermos uma formação continuada que subsidiasse os mesmos em sua prática educativa. Para isto foi oferecido um curso de extensão de Libras - Língua Brasileira de Sinais que foi elaborado a partir das dificuldades elencadas pelos professores, seguindo uma sequência de atividades. Participaram 50 professores que possuíam em sala de aula alunos surdos de 5 Escolas Polos da Rede Municipal de João Pessoa. Dos 50 professores que foram inscritos no curso de extensão de libras, 33 concluíram o mesmo e dos que concluíram 19 responderam o questionário, que teve como principal objetivo coletar dados que possibilitassem confirmar ou não a hipótese levantada, de que a formação continuada da Língua Brasileira de Sinais pode gerar impactos positivos na prática pedagógica. Observou-se que os professores apontaram a questão da comunicação como o principal obstáculo para que se efetivasse a inclusão e a necessidade de aprender a Língua de Sinais para melhorar suas práticas educativas e que os mesmos se sentem despreparados para atuar junto aos estudantes surdos. É de suma importância que se perceba o quanto é necessário que os professores do ensino regular adquiram os conhecimentos especializados a fim de que os alunos com deficiência sejam, verdadeiramente, seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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