Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Simone Batista dos-
dc.date.accessioned2018-05-08T15:15:44Z-
dc.date.available2018-03-08-
dc.date.available2018-05-08T15:15:44Z-
dc.date.issued2018-02-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4082-
dc.description.abstractIt is known that children have specific nutritional needs, and the school is responsible for nurturing them in the school environment, through effective pedagogical work in the classroom and providing adequate school meals. Thus, the general objective of this study was to describe how the teachers of the initial years of elementary school in a school in the municipality of Duas Estradas work on the theme of healthy eating. We use a qualitative, descriptive approach. The instruments used were: questionnaire applied with teacher and director and note. We conclude that the work developed by the school needs to develop an educational and awareness - raising work with the lunch ladies, whose objective would be to develop the understanding and notion of basic nutritional questions. Teachers are adopting themes related to the students awareness and healthy dietary reeducation, but if in their own school healthy lunch ladies do not yet exist, this becomes incoherent, and their pedagogical work is impaired.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-08T15:15:44Z No. of bitstreams: 1 SBS08032018.pdf: 912407 bytes, checksum: fdac15eaba5fa4b77e4389a6a69b0d85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T15:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SBS08032018.pdf: 912407 bytes, checksum: fdac15eaba5fa4b77e4389a6a69b0d85 (MD5) Previous issue date: 2018-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectAlimentação - hábitos saudáveispt_BR
dc.titleAlimentação escolar: construção de hábitos alimentares saudáveispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Miriam Espíndula dos-
dc.description.resumoSabe-se que as crianças possuem necessidades nutricionais específicas, cabendo a escola zelar pela nutrição das mesmas no ambiente escolar, através de um trabalho pedagógico efetivo em sala de aula e do fornecimento de uma alimentação escolar adequada. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo foi descrever como as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do Município de Duas Estradas trabalham a temática da alimentação saudável. Utilizamos uma abordagem qualitativa, de tipo descritiva. Os instrumentos utilizados foram: questionário aplicado com professor e diretor e; observação. Concluímos que o trabalho desenvolvido pela escola precisa desenvolver um trabalho educativo e de conscientização junto às merendeiras, cujo objetivo seria desenvolver a compreensão e noção de questões nutricionais básicas. Os professores estão adotando temáticas relacionadas à conscientização e a reeducação alimentar saudável dos alunos, mas se em sua própria escola a merenda saudável não existe ainda, isto se torna incoerente, e seu trabalho pedagógico fica prejudicado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SBS08032018.pdf891,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.