Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4082Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Simone Batista dos | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-08T15:15:44Z | - |
| dc.date.available | 2018-03-08 | - |
| dc.date.available | 2018-05-08T15:15:44Z | - |
| dc.date.issued | 2018-02-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4082 | - |
| dc.description.abstract | It is known that children have specific nutritional needs, and the school is responsible for nurturing them in the school environment, through effective pedagogical work in the classroom and providing adequate school meals. Thus, the general objective of this study was to describe how the teachers of the initial years of elementary school in a school in the municipality of Duas Estradas work on the theme of healthy eating. We use a qualitative, descriptive approach. The instruments used were: questionnaire applied with teacher and director and note. We conclude that the work developed by the school needs to develop an educational and awareness - raising work with the lunch ladies, whose objective would be to develop the understanding and notion of basic nutritional questions. Teachers are adopting themes related to the students awareness and healthy dietary reeducation, but if in their own school healthy lunch ladies do not yet exist, this becomes incoherent, and their pedagogical work is impaired. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-08T15:15:44Z No. of bitstreams: 1 SBS08032018.pdf: 912407 bytes, checksum: fdac15eaba5fa4b77e4389a6a69b0d85 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-08T15:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SBS08032018.pdf: 912407 bytes, checksum: fdac15eaba5fa4b77e4389a6a69b0d85 (MD5) Previous issue date: 2018-02-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
| dc.subject | Alimentação - hábitos saudáveis | pt_BR |
| dc.title | Alimentação escolar: construção de hábitos alimentares saudáveis | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Miriam Espíndula dos | - |
| dc.description.resumo | Sabe-se que as crianças possuem necessidades nutricionais específicas, cabendo a escola zelar pela nutrição das mesmas no ambiente escolar, através de um trabalho pedagógico efetivo em sala de aula e do fornecimento de uma alimentação escolar adequada. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo foi descrever como as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do Município de Duas Estradas trabalham a temática da alimentação saudável. Utilizamos uma abordagem qualitativa, de tipo descritiva. Os instrumentos utilizados foram: questionário aplicado com professor e diretor e; observação. Concluímos que o trabalho desenvolvido pela escola precisa desenvolver um trabalho educativo e de conscientização junto às merendeiras, cujo objetivo seria desenvolver a compreensão e noção de questões nutricionais básicas. Os professores estão adotando temáticas relacionadas à conscientização e a reeducação alimentar saudável dos alunos, mas se em sua própria escola a merenda saudável não existe ainda, isto se torna incoerente, e seu trabalho pedagógico fica prejudicado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SBS08032018.pdf | 891,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
