Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rayane Estevão Cipriano da-
dc.date.accessioned2018-05-08T15:24:29Z-
dc.date.available2018-03-09-
dc.date.available2018-05-08T15:24:29Z-
dc.date.issued2018-02-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4083-
dc.description.abstractThe present work wove reflections on the challenges of the literacy teacher in the first grades from the initial reading instruction perspective. It started from the assumption that the literacy action allied to initial reading instruction is essential for the current school, as long as, since small children already come in contact with reading and writing and take this knowledge to school, it is up to the teacher to promote activities that stimulate their development. But is the teacher prepared for this reality?. The theoretical basis was the studies of Soares (1998), Freire (2001), Ferreiro (1985), Vygostky (2008) and others. It was discussed about the teacher and the understanding of literacy / initial reading: some concepts, the appropriation of writing in literacy and initial reading, the current school and the challenges of the literacy teacher and present some research in the area. In the quest to expand and consolidate this study, eight (8) teachers from the municipal education network of the city of Lagoa de Dentro - PB were interviewed, using pre-elaborated questionnaires to report their experiences, difficulties and understandings about the to literate. The set of results found in this study indicated that despite having access to training and didactic support, some teachers still feel difficulties regarding the definition and consequently the planning of activities focused on literacy from a perspective of the initial reading instruction, allied to this, is also the family absence that is of great value in this process. These results show, however, that in spite of the challenges, teachers seek, as far as possible, to perfect themselves in order to provide a qualified and innovative education to students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-08T15:24:29Z No. of bitstreams: 1 RECS09032018.pdf: 758105 bytes, checksum: e9c39f165a5a5b4cde80d0ab5b1d2f37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T15:24:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RECS09032018.pdf: 758105 bytes, checksum: e9c39f165a5a5b4cde80d0ab5b1d2f37 (MD5) Previous issue date: 2018-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titleOs desafios do professor alfabetizador nos anos iniciais na perspectiva do alfabetizador/letradorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cirino, Carlos da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho teceu reflexões acerca dos desafios do professor alfabetizador nas séries iniciais a partir da perspectiva do letramento. Partiu-se do pressuposto de que a ação alfabetizadora aliada ao letramento se faz essencial para a escola atual, visto que, desde pequenas as crianças já entram em contato com a leitura e escrita e levam esse conhecimento para a escola, cabendo ao docente promover atividades que estimulem o desenvolvimento dos mesmos. Mas será que o docente esta preparado para essa realidade?. Como base teórica foram utilizados os estudos de Soares (1998), Freire (2001), Ferreiro & Teberosky (1985), Vygostky (1998) entre outros. Discutiu-se acerca do professor e a compreensão do alfabetizar/letrar: alguns conceitos, a Apropriação da escrita na alfabetização e letramento, A escola atual e os desafios do professor alfabetizador além de apresentar algumas pesquisas na área. Na busca de ampliar e consolidar este estudo, foram entrevistados 08 (oito) docentes da rede municipal de ensino da cidade de Lagoa de Dentro – PB, a partir de questionários pré-elaborados a fim de que relatassem suas experiências, dificuldades e entendimentos acerca do alfabetizar/letrando. O conjunto de resultados encontrados neste estudo indicou que apesar de terem acesso a capacitações e apoio didático, alguns professores ainda sentem dificuldades quanto à definição e consequentemente ao planejamento de atividades voltadas à alfabetização sob uma perspectiva do letramento, aliado a isso, encontra-se também a ausência familiar que é de grande valia nesse processo. Esses resultados nos mostram, porém, que apesar dos desafios, os professores buscam dentro do possível, se aperfeiçoarem a fim de propiciar uma educação qualificada e inovadora aos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RECS09032018.pdf740,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.