Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Francineide de Sousa.-
dc.date.accessioned2013-08-27T18:12:35Z-
dc.date.available2013-08-27T18:12:35Z-
dc.date.issued2013-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/408-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the potential and limitations of activities with the calculator in mathematics classes, for training students in the 8th grade of elementary school in state school students in the city of Coremas - PB. Second Selva & Borba (2010), using the calculator in the classroom can provide the development of mathematical concepts and skills and to arouse students' interest in the study of mathematics. The research methodology is based on a qualitative analysis of methodological tools which were the observations (and photographs record the classes), activities (activities using the calculator, notes and statements) and impressions of the researcher, whose research was also the teacher of the class. The activities implemented during the intervention methodology were mainly intended to promote the use of calculators, motivating students to understand their need and use in the classroom and in everyday life. With the implementation of the activities we observed that the subjects have dominion over the keys to start, stop, buttons, keys, signs, but none of the participants had dominion of the memory keys. After the intervention that we observed a significant increase of students in relation to the handling of the calculator, there was also an increase in teacherstudent and student-student, thus, able to arouse motivation, self-esteem and relationship with Math.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-08-27T18:12:35Z No. of bitstreams: 1 FSP27082013.pdf: 783256 bytes, checksum: beaaf4059fbd5c69934f1a8cb8c7e9be (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-08-27T18:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FSP27082013.pdf: 783256 bytes, checksum: beaaf4059fbd5c69934f1a8cb8c7e9be (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesPombal, PB, 2011.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectOperações matemáticaspt_BR
dc.subjectUso da calculadora-
dc.subjectAgilidade nos cálculos matemáticos-
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectUsing the calculator-
dc.subjectAgility in mathematical calculations-
dc.titleA importância de atividades com calculadoras: nos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Maria da Conceição Alves.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as potencialidades e limitações de atividades com a calculadora em aulas de Matemática, para a formação dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Coremas – PB. Segundo Selva & Borba (2010), fazendo uso da calculadora em sala de aula pode proporcionar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas e despertar o interesse dos estudantes pelo estudo da Matemática. A metodologia da pesquisa é embasada na abordagem da pesquisa qualitativa de cujos instrumentos metodológicos foram às observações (registro das aulas e fotografias), as atividades (atividades com o uso da calculadora, anotações e depoimentos) e as impressões da pesquisadora, cuja pesquisadora era também a docente da turma. As atividades aplicadas durante a intervenção metodológica teve como principal finalidade promover o uso das calculadoras, motivando os alunos a compreenderem sua necessidade e uso em sala de aula e no cotidiano. Com a aplicação das atividades pudemos verificar que os sujeitos têm domínio em relação às teclas para ligar, desligar, teclas numéricas e teclas de sinais, mas nenhum dos participantes tinha domínio das teclas de memória. Após o término da intervenção observamos que houve um aumento significativo dos estudantes em relação ao manuseio da calculadora, houve também um aumento nas relações professor-aluno e aluno-aluno, dando assim, condições de despertar a motivação, a autoestima e a relação com a Matemática.-
dc.publisher.departmentMatemática-
dc.audience.educationlevelMath operations-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSP27082013.pdf764,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.