Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4093Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Marques, Helen Dayane Missias | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-09T12:14:57Z | - |
| dc.date.available | 2018-03-19 | - |
| dc.date.available | 2018-05-09T12:14:57Z | - |
| dc.date.issued | 2018-02-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4093 | - |
| dc.description.abstract | The object of analysis of this academic work was Democratic School Management. We propose to study the democratic processes that guide the Management of the Municipal School Professor Justina Emília Crizanto. Analyzing the principle of Democratic Management established in the current affairs legislation, as starting point of our study, we base this work on the ideas of different scholars in the area Heloisa Lück, Vitor Paro, Carlos Libâneo, Ilma Veiga, Minayo which conceive of Democratic Management as being essential for the improvement of public education. We prove in this study that there is great needs to develop within the current context of the Public School, a proposal based on participation and dialogue, that is, to do all the agents involved feel part of in the making of decisions. Developing a Democratic Management in school is not easy because those involved in this process do not have the time to participate actively in school activities. The research was qualitative, accomplished in Municipal School Professor Justina Emilia Crizanto, located in the neighborhood Chagas Soares, municipality of Itaporanga – PB, where data were collected through questionnaires, the results of which are presented in this article. During the research it was possible to verify that it is possible to develop a Democratic Management through actions that do possible the decentralization of power and the effective participation of all who are part of the school in the educational process, even in the face of the difficulties found. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-09T12:14:57Z No. of bitstreams: 1 HDMM19032018.pdf: 1327962 bytes, checksum: 0ee38cce64ca7ae371d792d0bdcd8585 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-09T12:14:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HDMM19032018.pdf: 1327962 bytes, checksum: 0ee38cce64ca7ae371d792d0bdcd8585 (MD5) Previous issue date: 2018-02-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
| dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
| dc.subject | Escola pública - autonomia | pt_BR |
| dc.title | Gestão escolar democrática: a gestão participativa e a autonomia da escola pública | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santana, Wilder Kleber Fernandes de | - |
| dc.description.resumo | O objeto de análise deste trabalho foi à gestão escolar democrática. Propomos estudar os processos democráticos que norteiam a gestão em uma escola municipal do município de Itaporanga-PB. Analisando o princípio da gestão democrática instituída na legislação vigente, como ponto de partida de nosso estudo, este trabalho foi baseado nas ideias de diferentes estudiosos da área como Heloisa Lück, Vitor Paro, Carlos Libâneo, Ilma Veiga, Minayo entre outros,que concebem a gestão democrática como sendo algo imprescindível para a melhoria no ensino público. Comprovamos, neste estudo, que existe uma grande necessidade de se desenvolver dentro do contexto atual da escola pública, uma proposta baseada na participação e diálogo, ou seja, fazer com que todos agentes envolvidos se sintam parte de um todo nas tomadas de decisões. Desenvolver uma gestão democrática na escola não é fácil, isso porque os próprios envolvidos nesse processo não dispõem de tempo para participarem ativamente das atividades da escola. Durante a pesquisa foi possível verificar que é possível desenvolver uma gestão democrática através de ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos que fazem parte da escola no processo educativo, mesmo diante das dificuldades encontradas. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, sendo realizada na Escola Municipal Professora Justina Emília Crizanto, localizada no bairro Chagas Soares, município de Itaporanga – PB, onde foram coletados dados através de questionários, cujo resultado apresentamos neste estudo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HDMM19032018.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
