Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francisca Maria de Sousa Vale-
dc.date.accessioned2018-05-09T12:24:53Z-
dc.date.available2018-03-19-
dc.date.available2018-05-09T12:24:53Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4094-
dc.description.abstractIn Early Childhood Education, the use of reading in storytelling in the classroom stimulates learning, as well as providing ways and ways of educating students to enter the world of reading. The objective of this work was to analyze the conception of reading, writing and literacy in national authors, capturing the conception of reading in Paulo Freire and Sônia Kramer and the conception of literacy in Magda Soares. The research was done through a documentary analysis, where an exploratory study was done in a qualitative way, using bibliographic sources. The study allowed to visualize the relevance of children's literature and the insertion of storytelling to the motivation of children's learning, as a pedagogical practice that, in addition to awakening the child's imagination, awakens interest in reading.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-09T12:24:53Z No. of bitstreams: 1 FMSVS19032018.pdf: 402898 bytes, checksum: c91aef1b1c632b024d1d862e02605e35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T12:24:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FMSVS19032018.pdf: 402898 bytes, checksum: c91aef1b1c632b024d1d862e02605e35 (MD5) Previous issue date: 2017-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA importância da contação de história na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Clenice Paulino da Silva-
dc.description.resumoNa Educação Infantil, a utilização da leitura na contação de história em sala de aula estimula a aprendizagem, além de propiciar modos e formas de educar que permitam aos alunos o ingresso no mundo da leitura. Foi desenvolvido um projeto pesquisa, realizado através de uma pesquisa documental, em que teve como objetivo geral a comparação de ideias de autores nacionais que abordam a esta temática, na qual objetivou-se analisar a concepção de leitura, escrita e letramento, captando a concepção de leitura em Paulo Freire e Sônia Kramer e a concepção de letramento em Magda Soares. A pesquisa foi realizada através de uma analise documental, onde foi feito um estudo exploratório de forma qualitativa, utilizando fontes bibliográficas. Estabelecendo a relação entre as ideias dos autores, foi possível observar que a contação de histórias na educação infantil pode proporcionar o desenvolvimento do raciocínio, da motricidade levando a construção da sua autoestima, além da função lúdica. Sendo perceptível a relevância da contação de histórias na educação infantil, pois conduzem a uma forma fascinante e significativa de ensinar e aprender. O estudo permitiu visualizar a relevância da literatura infantil e a inserção da contação de história para a motivação da aprendizagem das crianças, vista como uma pratica pedagógica que além de despertar a imaginação da criança desperta também o interesse pela leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMSVS19032018.pdf393,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.