Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4098Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Arleide Gomes Siqueira | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-09T12:55:15Z | - |
| dc.date.available | 2018-03-19 | - |
| dc.date.available | 2018-05-09T12:55:15Z | - |
| dc.date.issued | 2018-02-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4098 | - |
| dc.description.abstract | The concept of database in a structure in which it relates affectionately. In this structure, ethical values and principles are established that govern the growth and social development of each individual that integrates it. The family plays a fundamental role in the school environment, since both seek to form citizens with critical capacity, thus presenting an important role within the school environment. Therefore, the main objective of this research was to analyze the importance of the family in the school context for students' teaching-learning. This was a field research with a qualitative approach. Initially, a research and analysis of bibliographic material; by means of a questionnaire answered by teachers and students of a certain school, in which answers were sought for questions regarding the importance of the family without a school environment, with this, responding to the research proposed by the research objectives. At the end of the research, the responses of the individuals showed, almost in their entirety, that the family plays a fundamental role in the school environment, there are no contributions to the development of teaching-learning, also to the formation of critics, who collaborate for growth of the society in which they live. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-09T12:55:15Z No. of bitstreams: 1 AGSA19032018.pdf: 4505465 bytes, checksum: 08af59abe6391bf736c521d8ac25f073 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-09T12:55:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGSA19032018.pdf: 4505465 bytes, checksum: 08af59abe6391bf736c521d8ac25f073 (MD5) Previous issue date: 2018-02-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Família | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | A família no ambiente escolar: perspectivas e contribuições | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santana, Wilder Kleber Fernandes de | - |
| dc.description.resumo | O conceito de família baseia-se em uma estrutura em que indivíduos relacionam-se de maneira afetuosa. Nessa estrutura, são construídos valores e princípios éticos que regem o crescimento e desenvolvimento social de cada indivíduo que a integra. A família exerce papel fundamental no ambiente escolar, visto que ambas buscam formar cidadão com capacidade crítica, apresentando assim, importante papel dentro do ambiente escolar. Diante disso, a referida pesquisa teve como objetivo principal analisar a importância da família no contexto escolar para o ensino- aprendizagem dos estudantes. Tratou-se de uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo. Inicialmente, a realização a pesquisa foi feita pela leitura e análise de material bibliográfico; posteriormente, por meio de um questionário respondido por professores e alunos de uma determinada escola, em que buscou-se respostas para questionamentos referentes à importância da família no ambiente escolar e, com isso, respondendo às inquietações propostas pelos objetivos da pesquisa. Ao fim da pesquisa, as respostas dos indivíduos evidenciaram, quase que em sua totalidade, que a família exerce papel fundamental no ambiente escolar, no qual contribui não só para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem, mas também para a formação de cidadãos críticos e, que colaboram para o crescimento da sociedade em que vivem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AGSA19032018.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
