Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPadilha, Ana Paula das Neves-
dc.date.accessioned2018-05-09T13:06:20Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2018-05-09T13:06:20Z-
dc.date.issued2018-02-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4099-
dc.description.abstractThe present work of Course Completion - CBT had as general objective to instill in the child the playfulness as transformer of the school space through the interaction and socialization between the learning and the learner. The research is justified by the interest that I aroused in the period of the internship, as a student of the pedagogy course, that I was interested in knowing the importance of play and games as a possibility to promote better results, with the child's learning, in relation to teaching of mathematics. The theoretical foundation explains the history of childhood and the reality of Early Childhood Education in Brazil. To bring these discussions to this TCC, theoretical reflections of Kramer (1992), Kuhlmann (1996), Caldeira (2012), Locke (1632-1704), and others were brought in. This research is characterized as a case study, and explanatory as to the means and analytical procedures. The data collected was based on an interview with the manager, teacher of the Pre I of the Hilda Barbalho Nursery, located in the city of Pitimbu / PB. At the end of the interview with the teacher I was able to conclude that the play is part of the learning teaching process, besides providing moments of interaction in the environment the games also facilitates learning by playing. I emphasize that the teacher in her plans create dynamic and socializing means and strategies in the construction of the individual's formation through games, games like hopscotch among others, because play games develop skills and competences, so the teacher feels the lack of resources, which facilitates the processes, as it is of paramount importance for the development of the child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-09T13:06:20Z No. of bitstreams: 1 APNP2018.pdf: 892434 bytes, checksum: 7ba269fe1e116125f2205150b0a543f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T13:06:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APNP2018.pdf: 892434 bytes, checksum: 7ba269fe1e116125f2205150b0a543f4 (MD5) Previous issue date: 2018-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.titleJogos e noções matemática na educação infantil no pré I : um estudo de caso numa escola pública de Pitimbu-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Tatiana de Medeiros-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC teve como objetivo geral instigar na criança a ludicidade como transformador do espaço escolar mediante a interação e socialização entre o aprendizado e o aprendente. A pesquisa justifica-se pelo interesse que despertei no período do estágio, quando estudante do curso de pedagogia, que me interessei em de conhecer a importância do lúdico e dos jogos como possibilidade promover melhores resultados, com a aprendizagem da criança, em relação ao ensino da matemática. A fundamentação teórica explicita o histórico da infância e a realidade da Educação Infantil no Brasil. Para trazer estas discussões a este TCC, foram trazidas reflexões teóricas de Kramer (1992), Kuhlmann (1996), Caldeira (2012), Locke (1632-1704), entre outros. Essa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, e explicativa quanto aos meios e procedimentos analíticos. Os dados coletados foi baseados em uma entrevista com a gestora, professora do Pre I da Creche Hilda Barbalho, localizada na cidade Pitimbu/PB. Ao final da entrevista realizada com a professora pude concluir que o lúdico faz parte dos processo de ensino aprendizagem, além de proporcionar momentos de interações no ambiente os jogos também facilita o aprender brincando. Ressalto que a professora em seus planejamentos criar meios e estratégias dinâmicas e socializadoras na construção da formação do individuo através de brincadeiras, jogos como amarelinha entre outras, pois os jogos lúdicos desenvolvem-se as habilidades e competências, sendo assim a professora sente a falta de recursos pedagógicos, que facilite os processos, pois é de suma importância para o desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APNP2018.pdf871,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.