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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/40
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Antônio de Pádua Santos.-
dc.creatorSilva, Clécio Souto da.-
dc.date.accessioned2012-08-16T16:57:32Z-
dc.date.available2012-08-16T16:57:32Z-
dc.date.issued2012-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/40-
dc.description.abstractCe travail de l'achèvement du cours de spécialisation pour l'enseignement des mathématiques vise à déterminer les attitudes des élèves de l'école pour jeunes et adultes Duarte da Silveira, la ville de Joao Pessoa, État de la Paraíba. L'analyse des influences sociales sur les mathématiques des troubles d'apprentissage, ainsi que la proportion d'étudiants en éducation des adultes avec les mathématiques, impliquant son importance et son applicabilité, et encore que la méthodologie utilisée dans la salle de classe, peuvent influer sur le processus d'apprentissage. Notre travail permet des explications sur ce segment de l'enseignement des étudiants qui ont parfois leur droit fondamental à l'éducation, la scolarisation, expropriés pour des raisons indépendantes de leur volonté de poursuivre leurs études à l'âge ordinaire. Beaucoup de travailleurs de la zone rurale n'ont pas eu l'occasion de fréquenter l'école régulièrement et continuellement, souvent migré à la ville avec de faibles qualifications et peu ou pas scolarisés. Ainsi, ils subissent de récupérer le temps perdu, de rejoindre le programme de la jeunesse et des adultes (EJA).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (dspace-adm@dci.ccsa.ufpb.br) on 2012-08-16T16:57:31Z No. of bitstreams: 1 APSMCSS16082012.pdf: 665009 bytes, checksum: ffc185b25b4d81e67f967ff96e91a2b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-08-16T16:57:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APSMCSS16082012.pdf: 665009 bytes, checksum: ffc185b25b4d81e67f967ff96e91a2b9 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2011.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectEstudo e ensino da matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectL'enseignement et l'apprentissage des mathématiques-
dc.subjectÉtude et l'enseignement des mathématiques-
dc.subjectJeunes et adultes-
dc.titleInvestigando as atitudes dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos frente à Matemática: o caso da escola Duarte da Silveira do Município de João Pessoa – PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges.-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do curso de Especialização para o Ensino de Matemática tem como objetivo verificar as atitudes dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Duarte da Silveira, do Município de João Pessoa, no Estado da Paraíba. Analisando as influências sociais na dificuldade de aprendizado da Matemática, bem como a relação dos alunos da EJA com a Matemática, envolvendo sua importância e aplicabilidade, e, ainda, como a metodologia utilizada em sala de aula, pode influenciar no processo de aprendizagem. Nosso trabalho faz explanações sobre os alunos deste segmento de ensino que, por vezes, têm seu direito básico à educação-escolarização, expropriado, por motivos alheios à sua vontade em dar prosseguimento aos seus estudos, em idade regular. Temos como principais norteadores de nosso trabalho autores como: Libâneo e Veiga, que falam de um perfil de escola que possa interagir, criticamente, na sociedade, para transformação desta; Paiva, Romanelli, Gadotti e Romão, apresentando e discutindo a EJA e como esta se configurou historicamente na educação brasileira; Moysés, tecendo considerações sobre a auto-estima; Oliveira, traz contribuições sobre o conhecimento e a aprendizagem na perspectiva da EJA; Fonseca, aborda a Educação Matemática voltada a EJA; Carraher, discute os contextos culturais e a Matemática; trazemos ainda, Polit, Beck e Hungler, conduzindo o capítulo metodológico do nosso trabalho, nos orientando sobre a abordagem quali-quantitativa. Os resultados obtidos com a coleta e análise dos dados nos mostram que, não é a Matemática, em si, que colabora para a desmotivação ou até mesmo o fracasso escolar, mas, sim, os fatores sociais de diversas ordens – econômica, financeira, cultural. Tais fatores mostram-se intrinsecamente ligados tanto ao abandono, quanto à retomada dos estudos.-
dc.publisher.departmentMatemática-
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