Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRicardo, Valda Maria do Nascimento-
dc.date.accessioned2018-05-09T14:11:42Z-
dc.date.available2018-03-19-
dc.date.available2018-05-09T14:11:42Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4103-
dc.description.abstractThe present analysis treats the games as complementary activities essential for the socio-educational development of the child. Since the play constitutes a moment of socialization and construction that involves all the senses of the child, the act of playing does not only serve for the school development of the child, but also so that it can provide experience of elaboration of the experiences of reality In the construction of being. This work is justified by the need to investigate the practice of activities involving jokes used by the teacher in the school environment, emphasizing their importance for the socio-educational formation of children. Thus, the present research had its problem linked to the following question: How do the teachers of the initial series of a Municipal Elementary School, in the municipality of Conde, understand the joke in the socioeducational development of the child? In view of the aforementioned context, we have as a General Objective: To analyze the teachers' conceptions about play in the socio- educational development of the child in the teaching of the initial years. This paper is organized as follows: the first part briefly presents the importance of play to the socio-educational development of the child. The second part describes the methodology of the research based on the opinions of Richardson (2007) and Ruiz (2009), chapter three consists of the theoretical reference, while the analyzes are arranged in chapter four, in which the results and discussion are Sequence, the final considerations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-09T14:11:42Z No. of bitstreams: 1 VMNR19032018.pdf: 4095134 bytes, checksum: 3d023a4c1ce30a4a62a6edff5f9207ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T14:11:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VMNR19032018.pdf: 4095134 bytes, checksum: 3d023a4c1ce30a4a62a6edff5f9207ce (MD5) Previous issue date: 2017-07-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectSocioeducacionalpt_BR
dc.titleAs brincadeiras e o desenvolvimento socioeducacional da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Wilder Kleber Fernandes de-
dc.description.resumoA presente análise trata das brincadeiras enquanto atividades complementares essenciais para o desenvolvimento socioeducacional da criança. Posto que a brincadeira se constitua como um momento de socialização e de construção que envolve todos os sentidos da criança, o ato de brincar não serve apenas para o desenvolvimento escolar da criança, mas também para que este possa proporcionar experiência de elaboração das vivências da realidade na construção de ser. Justifica- se esse trabalho pela necessidade de investigar a prática de atividades envolvendo brincadeiras utilizadas pelo professor no ambiente escolar, enfatizando sua importância para a formação socioeducacional das crianças. Assim, a presente pesquisa teve seu problema ligado à seguinte questão: Como os professores das séries iniciais de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Conde compreendem a brincadeira no desenvolvimento socioeducacional da criança? Diante do contexto supracitado, temos por Objetivo Geral: Analisar as concepções dos docentes sobre a brincadeira no desenvolvimento socioeducacional da criança no ensino dos anos iniciais. Este trabalho está organizado da seguinte maneira: a primeira parte expõe de forma resumida a importância da brincadeira para o desenvolvimento socioeducacional da criança. A segunda parte descreve a metodologia da pesquisa com base nas opiniões de Richardson (2007) e Ruiz (2009.) o capítulo três consiste no referencial teórico, enquanto as análises estão dispostas no capítulo quatro, em que se levantam os resultados e discussão, em sequência, as considerações finais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMNR19032018.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.