Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Otonbergue Medeiros de-
dc.date.accessioned2018-05-09T14:58:42Z-
dc.date.available2018-04-05-
dc.date.available2018-05-09T14:58:42Z-
dc.date.issued2017-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4108-
dc.description.abstractThis work is about playfulness in Early Childhood Education. In the learning teaching process it is important to involve playfulness in educational practices, so that it becomes a facilitator for the educational development of children. Through playful practices children learn by joking, the knowledge necessary for their education, both educational and social. This research has the objective of analyzing the importance of the playfulness for the teachers of the infantile education, of how it is worked in the quotidian of the children and in its pedagogic activities as a facilitating source in the process learning teaching in the infantile education. The ludic, in this modality of teaching, involves the toys, the games and the games in the educational practices. For this study, we rely mainly on the contributions offered by Tezani (2004), Kishimoto (2010), Moyles (2006), Fonseca (2002), Carvalho (1992) and the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998). From the methodological point of view, we base ourselves on the recommendations of Gil (2008). We did an exploratory, qualitative and descriptive research. As a field area, we adopted the Municipal School Manoel Cesário de Araújo, located in the rural area of São Bento (PB). We conclude that playfulness is a relevant topic for education and, when associated with children's education, it gains its own contours. Actually analyzed, in spite of this awareness, ludic activities are not always experienced. Schools outside courtyards, toy libraries and libraries are missing from schools. Nevertheless, there are teachers engaged in the improvement of teaching who strive to create alternatives that allow practices of play activities capable of transforming teaching-learning in a moment of creation, criticality, imagination and pleasure.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-09T14:58:42Z No. of bitstreams: 1 OMA05042018.pdf: 414779 bytes, checksum: 8101e394167d4edbe9accd57ce70d7f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T14:58:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OMA05042018.pdf: 414779 bytes, checksum: 8101e394167d4edbe9accd57ce70d7f1 (MD5) Previous issue date: 2017-08-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Ramos Barbosa da-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a ludicidade na Educação Infantil. No processo ensino aprendizagem cabe envolver a ludicidade nas práticas educativas, para que se torne um meio facilitador para o desenvolvimento educacional das crianças. Através das práticas lúdicas as crianças aprendem brincando, os conhecimentos necessário para sua formação, tanto educacional quanto social. Essa pesquisa tem o objetivo de analisar a importância do lúdico para os professores da educação infantil, de como é trabalhado no cotidiano das crianças e em suas atividades pedagógicas como fonte facilitadora no processo ensino aprendizagem na educação infantil. O lúdico, nessa modalidade de ensino, envolve os brinquedos, as brincadeiras e os jogos nas praticas educacionais. Para esse estudo nos baseamos, sobretudo, nas contribuições oferecidas por Tezani (2004), Kishimoto (2010), Moyles (2006), Fonseca (2002), Carvalho (1992) e nas do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998). Do ponto de vista metodológico, nos baseamos nas recomendações de Gil (2008). Fizemos uma pesquisa de caráter exploratório, qualitativa e descritiva. Como área de campo, adotamos a Escola Municipal Manoel Cesário de Araújo, localizada na zona rural de São Bento (PB). Concluímos que a ludicidade é um tema de relevância para a educação e, quando associada ao ensino infantil, ganha contornos próprios. Na realidade analisada, apesar dessa consciência, nem sempre são vivenciadas atividades lúdicas. Faltam às escolas pátios ao ar livre, brinquedotecas e bibliotecas. Ainda assim, há professores engajados com a melhoria do ensino que se esforçam na criação de alternativas que permitam práticas de atividades lúdicas capazes de transformar o ensino- aprendizagem num momento de criação, criticidade, imaginação e de prazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OMA05042018.pdf405,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.