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metadata.dc.type: TCC
Title: Análise da prática docente de biologia frente aos instrumentos e limitações da avaliação da aprendizagem
metadata.dc.creator: Batista, David Espinola
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Walkíria Pinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Carmen Lúcia Ferreira
metadata.dc.description.resumo: A avaliação da aprendizagem está presente na vida cotidiana desde os tempos primitivos, na qual as tribos indígenas costumavam avaliar os jovens para classificá-los como adultos. Os jesuítas tiveram forte influência para que a avaliação fosse incorporada ao sistema educacional do Brasil e, desde 1950, nosso país tem sido alvo de grandes pesquisas na área da educação, em principal, na avaliação. A avaliação da aprendizagem é de extrema importância na garantia da construção do aprendizado, porém vem sido utilizada apenas como forma de mensuração do conhecimento dos alunos. O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática avaliativa no ensino de Biologia através dos instrumentos e limitações da avaliação. O público-alvo desta pesquisa compreendeu três professoras de Biologia e cento e sessenta e dois alunos do Ensino Médio do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, localizado no bairro do Pedro Gondim, na cidade de João Pessoa, e foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso por um aluno de graduação de Ciências Biológicas. Foram utilizados como pressupostos teórico-metodológicos os fundamentos da Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa, por meio da Observação Participante e moldes de um Projeto de Pesquisa, tendo como base o Método Etnográfico. A coleta dos dados se deu por meio de questionário composto por questões subjetivas e objetivas, aplicado com professoras e alunos. A avaliação dos dados qualitativos ocorreu por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (1979) e Franco (2012), tendo as respostas agrupadas em categorias e os dados representados por meio de gráficos e porcentagens. Os dados quantitativos foram calculados com a utilização do Excel. Foi possível observar que as práticas avaliativas de Biologia ainda são pautadas nos métodos tradicionais, nas quais os professores utilizam uma pequena variedade de instrumentos avaliativos, priorizando sempre o uso de testes escolares. Foi constatada também a ocorrência de algumas limitações nas práticas avaliativas dos docentes desta escola, distanciando-as de um processo avaliativo mais progressista, e que adotem, predominantemente, concepções avaliativas como a negociação e a por competências. Conclui-se a partir disso que os objetivos propostos da pesquisa foram alcançados e que para que o processo de ensino-aprendizagem seja garantido e eficaz são necessárias mudanças nas posturas docentes e avaliativas dos docentes. Pesquisas futuras dentro dessa temática são importantes, pois contribuirão para mudanças nos paradigmas avaliativos.
Abstract: The learning assessment has been present in everyday life since the earliest times, in which indigenous tribes used to evaluate young people to classify them as adults. The Jesuits had a strong influence in the evaluation of the educational system in Brazil, and since 1950 our country has been the target of great research in education, mainly in the evaluation. The learning assessment is extremely important in guaranteeing the learning construction, but it has been used only as a way of measuring students' knowledge. The present work had as objective to analyze the evaluation practice in the teaching of Biology through the instruments and limitations of the evaluation. The target audience for this research was three Biology teachers and one hundred and sixty-two high school students from the Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário located in the neighborhood of Pedro Gondim, in the city of João Pessoa, and was developed as a work of Completion of course by a graduate student of Biological Sciences. The basics of Quantitative Research and Qualitative Research were used as theoretical and methodological assumptions, through Participant Observation and the molds of a Research Project, based on the Ethnographic Method. Data collection was done through a questionnaire composed of subjective and objective questions, applied with teachers and students. According to Bardin (1979) and Franco (2012), qualitative data were analyzed by means of content analysis, with responses grouped into categories and data represented by means of graphs and percentages. Quantitative data were calculated using Excel. It was possible to observe that the biology evaluation practices are still based on traditional methods, in which teachers use a small variety of evaluation instruments, always prioritizing the use of school tests. Some limitations were also observed in the evaluation practices of teachers at this school, distancing them from a more progressive evaluation process, and adopting, predominantly, evaluation concepts such as negotiation and competencies. It is concluded from this that the proposed objectives of the research were achieved and that in order for the teaching-learning process to be guaranteed and effective, changes in teachers' teaching and assessment positions are necessary. Future research within this theme is important, as it will contribute to changes in evaluative paradigms.
Keywords: ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - LIMITAÇÕES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4111
Issue Date: 12-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Biologia

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