Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4114
Tipo: TCC
Título: Proposta de sequência didática para o ensino médio: o biodiesel e jogos educacionais
Autor(es): NASCIMENTO, Denise da Silva
Primeiro Orientador: Braga, Claudia de Figueiredo
referee1 : Weber, Karen Cacilda
referee2: Lima-Junior, Claudio Gabriel
Resumo: Os impactos ambientais causados pela queima de combustíveis fósseis é um tema atual no Ensino Médio. Outro assunto bastante discutido é a questão dos recursos esgotáveis para obtenção do petróleo, uma vez que o produto é oriundo de fonte não renovável. Diante deste contexto, as pesquisas por combustíveis alternativos têm crescido bastante. Dentre eles, o biodiesel vem se destacando no cenário mundial, tornando-se cada vez mais importante a sua inserção no currículo escolar. Este estudo aborda a aplicação do tema biodiesel de forma contextualizada em sala de aula, com aulas teóricas, jogos didáticos e aulas experimentais. As atividades didáticas envolveram os conteúdos, tais como: separação de misturas, funções orgânicasoxigenadas,reaçõesprincipaisdeácidoscarboxílicos,densidade,entreoutros.Foram adaptados dois jogos: um jogo de trilha e um jogo de cruzadinha (biodiesel cruzado) com perguntaserespostassobreatemática, tendo como público alvo duas turmas do 3º ano do Ensino Médio daEscola Olivina Olívia.Essametodologiaprocuroudestacaropapeldaquímica como ciência, transpondo barreiras e obstáculos rumo a uma aprendizagem significativa, promovendoaformaçãodejovensmaisconscientesquantoàrealidadeemquevivemecapazes de aplicar os conhecimentos adquiridos, em seu cotidiano, enquantocidadãos. A aplicação do projeto através de questionários relacionados ao biodiesel melhorou o desempenho das turmas avaliadas, a turma E apresentou melhor aproveitamento com relação à turma G. De forma geral o trabalho com projetos temáticos na escola se mostrou uma metodologia eficiente econsistente.
Abstract: The environmental impacts caused by the burning of fossil fuels is a current topic in High School. Another topic that is much discussed is the question of exhaustible resources for obtaining oil, since this product comes from a non-renewable source. In this context, research on alternative fuels has grown considerably. Among them, biodiesel has been highlighting the world scenario, becoming increasingly important its insertion in the school curriculum. This study approaches the application of the biodiesel theme in a contextualized classroom setting, with theoretical classes, didactic games, and experimental classes. The didactic activities involved the contents, such as: separation of mixtures, oxygenated organic functions, main reactions of carboxylic acids, density, among others. Two games were adapted: a trail game and a crossed game (crossed biodiesel) with questions and answers about the theme having as target group two classes of the 3rd year of High School of Olivina Olívia School. This methodology sought to highlight the role of chemistry as a science, transposing barriers and obstacles towards meaningful learning, promoting the formation of young people more aware oftherealityinwhichtheyliveandabletoapplytheknowledgeacquiredintheirdailylivesas citizens. The application of the project through questionnaires related to biodiesel improved the performance of the evaluated groups, and the group E presented better performance in relation to the group G. In general, the work with thematic projects in the school proved an efficient and consistent methodology.
Palavras-chave: BIODIESEL
IMPACTOS AMBIENTAIS – COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
ENSINO DE QUÍMICA - JOGOS DIDÁTICOS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4114
Data do documento: 22-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSN09052018.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons