Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4118Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Alves, Maria Edvânia Paulo de Lacerda | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-10T12:16:59Z | - |
| dc.date.available | 2018-03-09 | - |
| dc.date.available | 2018-05-10T12:16:59Z | - |
| dc.date.issued | 2017-08-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4118 | - |
| dc.description.abstract | This paper discusses the importance of reading in the early years of elementary school, showing that from the reading of the world the student can understand the reality in which he is inserted and arrive at important conclusions about his reality and the aspects that the Makes up Our specific objectives are: to identify the value of reading as an important path for student learning, showing the importance of reading for the development of the educational process, favoring a critical imaginative reflection for participation in society. Understand the process of acquiring reading through various activities, seeking greater knowledge through various practices within the educational context. A bibliographic study was carried out through books and publications pertinent to the topic, as well as scientific articles and researches done on the internet. We conduct research in two different realities of how to work reading in elementary school. One of the data was collected at a school located at João Silvino da Fonseca Street in the city of Itaporanga. One model institution was considered at the school, located at Rua Cônego Manuel Firmino - no. 12, in the neighborhood of Alto do Ginásio, In the city of Itaporanga - PB, in total five female teachers with a degree were trained. In this way, the article is based on the theories of some authors such as Freire (2007), Martins (2004), Kleiman (2004), Silva (2002) among others that approach the theme. The results show that the school needs to redesign the path of reading so that educators and learners understand its importance, where both those who read and those who promote reading grow, becoming citizens capable of creating and transforming their reality. It was concluded that reading is one of the most important and fundamental skills that can be developed by the human being, making them creative and autonomous, capable of modifying and dynamizing the social context, being the teacher, a key factor to reduce the learning disability . | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-10T12:16:59Z No. of bitstreams: 1 MEPLA09032018.pdf: 786149 bytes, checksum: 74ed64556e006e9b95134b2becb671b4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-10T12:16:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEPLA09032018.pdf: 786149 bytes, checksum: 74ed64556e006e9b95134b2becb671b4 (MD5) Previous issue date: 2017-08-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental I | pt_BR |
| dc.title | Leitura no contexto escolar: a importância nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cirino, Carlos da Silva | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho aborda a importância do ato de ler nos anos iniciais do Ensino Fundamental l, mostrando que a partir da leitura do mundo que o aluno pode compreender a realidade em que está inserido e chegar a importantes conclusões sobre a sua realidade e os aspectos que o compõe. Nossos objetivos específicos são: identificar o valor da leitura como um importante caminho para o aprendizado do aluno, mostrando a importância da leitura para o desenvolvimento do processo educativo, favorecendo a uma reflexão critica imaginativa para a participação na sociedade. Compreender o processo de aquisição da leitura por meio de diversas a atividades, buscando maior conhecimento através de diversas praticas dentro do contexto educativo. Foi realizado um estudo bibliográfico através de livros e publicações pertinentes ao tema, além de artigos científicos e pesquisas feitas pela internet. Realizamos a pesquisa em duas realidades diferentes de como trabalhar leitura no ensino fundamental. Um dos dados foram coletados em uma escola localizada à Rua João Silvino da Fonseca na cidade de Itaporanga, sendo considerada uma instituição Modelo a outra foi feita na escola, localizado à Rua Cônego Manuel Firmino – n° 12, no bairro: Alto do Ginásio, na cidade de Itaporanga – PB, ao todo foram trabalhadas cinco professoras com licenciatura. Desta forma, o artigo baseia-se nas teorias de alguns autores como Freire (2007), Martins (2004), Kleiman (2004), Silva (2002) entre outros que abordam a temática. Através dos resultados obtidos percebe-se que a escola precisa redesenhar o caminho da leitura para que os educadores e educandos entendam a sua importância, onde tanto quem ler quanto quem propicia a leitura cresce, tornando-se cidadão capaz de criar e transformar sua realidade. Concluiu-se que a leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que pode ser desenvolvidas pelo ser humano, tornando- os criativos e autônimos, capazes de modificar e dinamizar o contexto social, sendo o professor, peça chave para diminuir a deficiência da aprendizagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MEPLA09032018.pdf | 767,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
